Neste sábado (19), o Vasco empatou com o Grêmio em 1 a 1, em São Januário, pela 15ª rodada do campeonato brasileiro. O cruzmaltino atuou melhor que a equipe gaúcha na maior parte da jogo, mas não aproveitou as chances para vencer e foi punido com gol de empate.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
O Vasco teve mais posse de bola, mas durante os 20 minutos iniciais, foi o Grêmio que teve as melhores chances. Léo Jardim, mais uma vez, fez grandes intervenções. O primeiro tempo foi passando e o cruzmaltino foi criando chances e até marcou um gol, com Hugo Moura, mas foi anulado pelo árbitro Felipe Fernandes, com auxílio do VAR. O motivo foi que na cobrança da falta, Vegetti estava em posição irregular e teria impedido uma intervenção de Wagner Leonardo, zagueiro do Grêmio.
Vegetti teve uma chance nos acréscimos do primeiro tempo, cara a cara com Thiago Volpi, a oportunidade dos sonhos para um atacante, mas chutou na trave. O Vasco voltou intenso para a segunda etapa e continuou criando chances de gol, até que em um escanteio, Lucas Freitas abriu o marcador. O zagueiro estava se transformando em um herói improvável, mas após uma falta, a defesa do Vasco falha novamente e em cruzamento de Pavón, Gustavo Martins cabeceou sem muitas dificuldades e empatou o jogo.
O Grêmio quase virou, mas parou no travessão. Após o susto, o cruzmaltino tentou uma pressão no fim do partida, mas não conseguiu buscar a vitória em casa. O Vasco foi melhor que o tricolor gaúcho, teve algumas chances de vencer o jogo, mas as falhas no sistema defensivo, que vão além da linha de zaga, causaram o empate. Com o resultado o Vasco vê o Z-4 se amproximar.
Individualmente o Vasco foi abaixo, com destaques positivos apenas para Léo Jardim, Nuno Moreira, Rayan e David, que voltou bem depois de meses fora de campo. João Victor, foi vaiado pela torcida nos minutos iniciais. Fernando Diniz também não foi poupado de críticas pelos adeptos, principalmente ao escolher a entrada de Mateus Carvalho no lugar de David, que saiu por câimbra. Torcedores alegam que a entrada do volante chamou o Grêmio pro jogo e resultou no gol do time gaúcho.
Porém, na coletiva pós-jogo, Diniz discordou desse ponto de vista:
“Em relação às mudanças, não tem absolutamente nada a ver, o time não recuou porque o Mateus Carvalho entrou. O Tchê Tchê tem o domínio para fazer qualquer função, o Nuno voltou para a função dele. O time recuou porque recuou, chutou umas bolas para frente que não precisava chutar. O time poderia ter calma para buscar o segundo gol. Imagina só se eu tivesse colocado o Loide, que era o único atacante de lado era o Loide. O gol provavelmente ia sair do mesmo jeito, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Aí o questionamento ia ser outro: você acha que perdeu porque entrou o Loide?
Essa é uma pergunta que não tem muito sentido. A mudança foi porque faltava poucos minutos para terminar, o Mateus Carvalho é o que está mais treinado para a função, e o Tchê Tchê sabe fazer qualquer função no campo. Para aquele momento, a gente achou que era a melhor decisão“
A arbitragem de Felipe Fernandes também foi ponto de críticas, por parte de torcedores, jogadores e treinadores. O torcedor vascaíno, certamente é quem se sente mais prejudicado pela atuação do árbitro, por conta da anulação do gol de Hugo Moura e por um lance em que Felipe Fernandes não aplica a lei da vantagem para o Vasco, quando David estava frente a frente com Thiago Volpi.
Diniz demonstrou sua insatisfação com o árbitro:
“Acho que a arbitragem influenciou negativamente no jogo, muito negativamente, em todos os sentidos. É um árbitro que, quanto mais parava, mais ele gostava que parava. O Grêmio fez cêra do começo ao final do jogo, e ele não acelerou o jogo em nenhum momento, não amarelou ninguém do Grêmio. Ele não permitiu uma finalização clara, o lance do impedimento foi muito discutível, achei pênalti no Vegetti no segundo tempo. A condução foi muito prejudicial a quem queria jogar“
O cruzmaltino volta a jogar em São Januário na terça-feira às 21:30 contra o Independiente del Valle, pelo playoff da Copa Sulamericana.
Leia também: Lesão de Oscar, do São Paulo, deixará jogador sem atuar por semanas
0 Comentários