A torcida do Grêmio compareceu ao aeroporto nesta terça-feira (10) para se despedir de Renato Portaluppi, ex-treinador da equipe. O técnico, que fez sua quarta passagem pelo clube, foi celebrado por cerca de 150 torcedores convocados pela Geral, principal torcida organizada do Imortal.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Renato chegou ao aeroporto por volta das 14h e deixou Porto Alegre com destino ao Rio de Janeiro. Aproximadamente meia hora depois, dirigiu-se ao portão com uma camisa do Grêmio em mãos. Sem falar com a imprensa, ele agradeceu ao carinho dos gremistas.
O anúncio da saída do comandante tricolor foi divulgado na segunda-feira (09), após o término do Campeonato Brasileiro. Portaluppi se reuniu com o presidente do clube, Alberto Guerra, e definiu que não permaneceria para o ano de 2025. Ao deixar o hotel onde aconteceu a reunião, Renato desabafou com os jornalistas.
“Fiz tudo pelo clube, sempre fui sincero, trabalhei, procurei dar o máximo pelo clube. Faz parte. Preciso dar um descanso para minha cabeça. Infelizmente vou dar um tempo no ciclo, mas sei que as portas sempre estarão abertas para mim. Ninguém vai apagar a minha história no clube.”
O ano do Tricolor Gaúcho não foi fácil. Além de passar a maioria do campeonato lutando contra o rebaixamento, o time foi eliminado nas primeiras fases do mata-mata da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.
Também saíram do clube o vice de futebol e outros seis profissionais da comissão técnica. O dirigente político Antônio Brum comunicou que não permanecerá no próximo ano, em entrevista recente.
Ainda nesta terça-feira (10), o Grêmio anunciou as saídas de Alexandre Mendes e Marcelo Salles, auxiliares de Renato, do preparador físico Mário Pereira, do auxiliar Gabriel Gindri Alves, além do treinador de goleiros Mauri Lima e do auxiliar Enio Oliveira.
Renato encerra sua quarta passagem como técnico do Grêmio após dois anos e três meses no comando, acumulando 141 partidas. Nesse período, obteve 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, com um aproveitamento de 57%. Em relação às conquistas, levantou dois troféus do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão brasileiro em 2023.
Leia mais: Athletico confirma saída de Lucho González após rebaixamento para a Série B