A noite da última quinta-feira (14) foi de desafio para a equipe flamenguista no Campeonato Brasileiro. O Flamengo enfrentou o Grêmio no Maracanã e venceu por 2 a 1, com gols de Luiz Araújo (2x) (Flamengo) e Edenilson (Grêmio).
A partida foi válida pela oitava rodada da competição e a vitória garantiu ao Flamengo a liderança do torneio, que havia sido conquistada pelo Botafogo dias antes.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O resultado foi valorizado pelo treinador Tite, que reconheceu a importância de vencer um adversário como o Grêmio. Além disso, ele também falou sobre a importância de ter um elenco recheado de peças para suportar desfalques, como os sete que haviam previamente à partida de ontem e os dois que foram gerados durante ela.
“É um campeonato muito equilibrado. Grupo é fundamental, e tem que estar no G4 nas últimas 10 rodadas para brigar pelo título.” disse Tite, sobre a importância de vencer a partida de ontem.
Quando perguntado sobre a opção de ir a campo com quatro zagueiros no time titular, Tite revelou um bastidor interessante com o presidente Rodolfo Landim:“Perguntei ao presidente se eu podia ser pretensioso, ele disse que sim. Aí perguntei se ele sabia porque a gente havia vencido, ele respondeu: “Equipe”. Flamengo não são os 11 jogadores que iniciam. É um grupo de trabalho. Está inserido torcida, direção, comissão e grupo de atletas. Tivemos cinco em seleção, três machucados, dois machucados no primeiro tempo. Se não tem equipe, grupo de trabalho, não chega, inclusive com apoio do torcedor.”
Sobre a rotação do elenco e como mensurar as oportunidades de forma igual, Tite revelou o seguinte pensamento: “Não é só a oportunidade de quem entra, mas é que quem permanece de jogar bem também. Se não fica assim uma muleta pronta, ah, modificamos muita gente, então tá justificado, não, tem que produzir quem ta produzindo bem e quem entra também, para que essa situação aconteça, e aí o grupo fica forte. com todas as dificuldades porque mudar com tanta gente assim e tu manter coordenação de movimentos é muito difícil e fica aqui o meu agradecimento ao torcedor que entendeu isso e que depois dos primeiros 10 minutos ele começou a apoiar a equipe porque compreendeu das dificuldades do enfrentamento e começou a apoiar esses garotos da base quanto mais apoio eles têm deles, o atleta mais experiente também, quanto mais apoio ele sentir vindo da do torcedor melhor ele vai produzir.”
Durante a partida de ontem, Neymar esteve no estádio para acompanhar a partida. Ao final dela, foi ao vestiário cumprimentar os atletas e teve também uma interação com Tite, seu ex-treinador na Seleção Brasileira: “Eu posso dizer o quão respeitosa foi sempre a relação com o Neymar em todo o tempo de trabalho. De lealdade que nós tínhamos, falando as coisas certas e erradas um para o outro. E o quanto ele foi receptivo a todos os atletas e principalmente aos jovens quando chegavam à Seleção. Estou falando desse capítulo, dessa história que vivenciamos juntos.”
Tite e o Flamengo voltam a campo no próximo domingo, quando viajam ao Paraná para enfrentar o Athletico Paranaense na Ligga Arena, em confronto válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Para esse jogo, esperam-se nove desfalques para o Flamengo, se considerar jogadores convocados por seleções e lesões. Será uma dor de cabeça enorme para o comandante flamenguista, sem sombra de dúvidas.