16 anos após sua saída, Thiago Silva retornou ao Fluminense e a tendência é de que esse retorno seja oficializado no próximo domingo, diante do Cuiabá.
Em prévia ao que provavelmente se verá em campo, o defensor cedeu uma entrevista coletiva para jornalistas no CT Carlos Castilho, falando sobre diversos assuntos que dizem respeito ao momento vivido pelo Fluminense.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Thiago abordou claramente sobre o que tem visto dentro de campo e sobre a quebra de expectativa que vem sofrendo ao ver o elenco, antes vitorioso, sofrendo para sequer pontuar no Campeonato Brasileiro.
“Não imaginava que passaríamos por esse momento. Campeão da Libertadores, da Recopa, com o melhor futebol visto e, de uma hora para outra, as coisas não andam como ano passado andou. Você vai perdendo confiança. Cada vez que a gente não vencia, a pressão vinha mais forte. Só que com as derrotas, a confiança vai lá embaixo. Jogador sem confiança é difícil de dar confiança no jogo seguinte. Mas teve a mudança de comando. Agora tem que ter uma mudança de postura. É muito mais fácil trocar uma pessoa do que trocar 25 jogadores. Temos que olhar para dentro e ver o que estamos fazendo de errado. Todos temos que fazer isso. Não adianta só falar ‘foi o Diniz’. Só nós vamos tirar o Fluminense dessa situação.”
O jogador admitiu ansiedade pela sua reestreia pelo Tricolor.
“O momento é difícil, complicado. Não é fácil chegar assim, principalmente vindo de uma pré-temporada. Não tive a oportunidade de fazer nenhum amistoso. Mas a experiência me deixa mais tranquilo. Procuro ficar mais tranquilo para fazer o que fiz nos treinamentos de maneira correta. Embora o momento não seja o ideal, o grupo me deu confiança para poder vir. Não adianta a gente pensar em passar dois, três times lá na frente e não passar o primeiro. Nós respeitamos o Cuiabá, que joga nos seus domínios, mas o Fluminense vai procurar jogar em prol da vitória.”
Além disso, citou como vem sendo essa preparação para seu retorno, se autodeclarando preparado para assumir a responsabilidade.
“Me sinto preparado. Muito ansioso para poder voltar. Claro que não esperava que o momento fosse estar como está agora. Mas para mudar isso só com muito trabalho, muita conversa. Tivemos 10 dias de uma mini preparação. Depois, começa jogo a cada três dias. Ainda tenho que me readaptar ao futebol brasileiro. Com os campos, com as logísticas. Já vim sabendo que isso ia acontecer. Junto com a comissão técnica do clube, vamos tomar as precauções para evitar qualquer tipo de lesão.”
Ele também falou um pouco sobre como tem sido a sua relação com Mano Menezes, treinador do Fluminense.
“O Mano é um cara muito inteligente e que passa muita tranquilidade no dia a dia. Apesar do momento, se não tivermos confiança no treinador, dificilmente mudamos as coisas. É um cara muito tranquilo neste aspecto. Não passa a mão na cabeça, quando tem que cobrar, ele cobra. Essa semana foi de muita cobrança para mudar algumas atitudes que vínhamos tendo. Para não voltar a cometer erros dos últimos jogos. O momento não é fácil, não é simples. Mas se todos estiverem unidos, temos tudo para sair dessa situação.”
Thiago Silva foi o primeiro reforço confirmado pelo Fluminense para essa janela de transferências do meio de 2024. Ele chegou encabeçando uma tentativa de mudança ao que vinha sendo feito no primeiro semestre do ano, que garantiu o clube, até este momento, na lanterna do Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Zagueiro Ignácio é anunciado como novo reforço do Fluminense