O Cruzeiro se despediu do Campeonato Mineiro neste sábado (22), após ser eliminado pelo América nos pênaltis, por 4 a 2, na semifinal.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Após o confronto, o técnico Leonardo Jardim apontou a ineficácia do time celeste como o principal responsável pela queda.
Jardim critica falhas na finalização
Em entrevista coletiva, Jardim destacou que o Cruzeiro controlou o jogo, mas falhou em converter as chances criadas.
— O problema grande foi a eficácia. Acho que todos viram o mesmo jogo que eu, o Cruzeiro hoje nos 90 minutos controlou o jogo, levou um gol um pouco contra a corrente e depois tivemos quatro, cinco situações que não conseguimos finalizar. Situações fáceis, entrar na pequena área, de seis metros, mas com certeza os jogadores queriam fazer o melhor — disse o treinador.
Ele ainda ressaltou que a falta de eficiência ditou o resultado e levou o jogo para os pênaltis, onde o time não conseguiu se sair bem.
— Fomos ineficazes na finalização e isso ditou o resultado. Se daquelas quatro, fazíamos dois, falávamos agora de um empate, sim de uma vitória. O futebol vive de resultados, nós não fomos eficazes, o adversário aproveitou a oportunidade e levou o jogo aos pênaltis. Trabalhamos dois, três dias, até nossos melhores batedores errarem — completou Jardim.
Jogadores assumem responsabilidade
Após a eliminação, os jogadores Fabrício Bruno e Lucas Romero também desabafaram sobre a queda. Ambos reconheceram a superioridade do Cruzeiro em campo, mas admitiram que a falta de eficiência foi decisiva.
— Futebol muitas vezes não é merecimento. Fazer por merecer? Fizemos. Mas, acima de tudo, não tivemos a competência de finalizar e colocar a bola na baliza. É uma queda dura. É difícil assimilar… A cada dia a gente vem trabalhando e pegando a dinâmica do professor Jardim. Fizemos dois grandes jogos na semifinal. Talvez o resultado não diz muito do que foi o jogo. Tivemos grandes chances no Mineirão, aqui, mas o futebol é eficiência. Nos pênaltis, eles foram e se classificaram — disse Fabrício Bruno.

Lucas Romero também destacou a tristeza com a eliminação e pediu desculpas aos torcedores.
— A gente fica triste. Tínhamos muita vontade de vencer esse estadual. Pedir desculpas para nosso torcedor, para o Pedrinho pelo investimento que fez para sermos mais competentes ainda. É início de trabalho, estamos trabalhando bem. Nesses dois jogos conseguimos implementar muitas coisas, fomos superiores dentro do campo. Infelizmente, não conseguimos fazer gols nas situações que criamos. Temos mais pela frente, melhorar, todo mundo é autocrítico, sabe que precisa melhorar — finalizou Romero.
Situação de Matheus Pereira
Outro tema abordado por Leonardo Jardim foi a situação do meia Matheus Pereira, que ficou de fora do jogo contra o América. O camisa 10 chegou a ser negociado com o Zenit, da Rússia, mas optou por ficar no Cruzeiro. Por não ter treinado com o grupo durante as negociações, ele foi poupado do clássico.
— Em relação ao Matheus, é um dos jogadores importantes do efetivo. Ele hoje não esteve presente por motivos externos, achei que era melhor jogar outros jogadores que estiveram preparados e trabalharam conosco. A partir de amanhã, é nosso jogador, nós confiamos no trabalho dele — afirmou Jardim.
O técnico ainda explicou que a decisão de não escalar Matheus Pereira foi tomada por respeito ao grupo que treinou durante a semana.
— É difícil quando um atleta, treinador, ou alguém vai sair do clube e não treina três, quatro dias. Por respeito ao elenco que temos, achamos por bem termos outras opções porque também trabalhamos outras opções durante a semana — completou.

Próximos desafios
A eliminação no Campeonato Mineiro é um duro golpe para o Cruzeiro, que agora precisa se reerguer para os próximos desafios da temporada. Com um elenco reforçado e sob o comando de Leonardo Jardim, a Raposa busca encontrar a eficiência que faltou no estadual para alcançar melhores resultados nas competições que ainda estão por vir.
O time celeste volta a campo na próxima semana, com foco no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, onde espera mostrar um futebol mais eficiente e conquistar os títulos almejados pela torcida.
Leia mais: Vasco e Botafogo fazem clássico decisivo por vaga na semifinal do Carioca