A Série B chegou ao fim no último domingo, com uma rodada que reservou muita emoção nas duas pontas da tabela. Confira abaixo quem estará na elite e quem lutará para retornar à segundona na temporada de 2026.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Quem sobe:
Coritiba: (68 pontos – 1º lugar)
O Coxa confirmou o favoritismo que construiu ao longo da Série B e levou o título da Série B 2025. Além disso, a equipe curitibana conquistou o posto de maior campeão da competição com três títulos (2007, 2010 e 2025).
A taça veio após vencer o Amazonas por 2×1, fora de casa. O Coritiba, no entanto, já havia sacramentado o acesso após empatar no Couto Pereira com o Athletic.
Athletico: (65 pontos – 2º lugar)
O Furacão oscilou bastante ao longo do campeonato, mas conseguiu sacramentar a volta à elite na reta final. Com cinco vitórias nos últimos cinco jogos da segundona, o rubro-negro alcançou a vice-liderança e chegou a entrar na briga pelo título na última rodada.
Assim como o Coxa, a promoção à primeira divisão veio após vencer o América-MG, mas em casa. O acesso, por outro lado, não veio antecipadamente.
Chapecoense: (62 pontos – 3º lugar)
A Chapecoense voltará a disputar a Série A após quatro anos disputando a Série B. A equipe da Arena Condá venceu o clássico diante do Criciúma e assegurou a posição no G4 exatamente nove anos após a classificação para a final da Sulamericana de 2016.
Os rivais, no entanto, ficaram de fora da zona de acesso e disputarão a segundona pelo segundo ano consecutivo.
Remo: (62 pontos – 4º lugar)
O Remo protagonizou uma história daquelas que todo torcedor sonha em viver. Entre arrancadas e oscilações, a equipe paraense sacramentou o retorno à elite após vencer o Goiás, que também disputava o acesso, por 3×1, no Mangueirão.
Além disso, o clube viu seu maior rival, Paysandu, amargar o rebaixamento à Série C. Pelas ruas da capital, a festa da torcida adentrou a madrugada.
Quem cai da Série B para a Série C:
Ferroviária: (40 pontos – 17º lugar)
A Ferroviária lutou bravamente, mas sucumbiu na última rodada e precisará passar pela Série C em 2026. A queda veio após tropeçar diante do Operário, fora de casa, dando tranquilidade ao Botafogo-SP, que empatou com o Avaí.
A equipe chegou à segundona nesta temporada, junto com Remo e Volta Redonda.
Amazonas: (36 pontos – 18º lugar)
O Amazonas, assim como os próximos três times desta lista, chegaram à última rodada sem chances de permanecer na Série B. Com 36 pontos, a equipe amazonense tropeçou em casa diante do Coritiba e viu os adversários levantarem a taça da competição.
Volta Redonda: (36 pontos – 19º lugar)
O Voltaço também lutou, mas já chegou sem chances de permanência nas últimas rodadas. A equipe do Rio de Janeiro, assim como a Ferroviária, subiu e retornou à Série C em uma temporada.
Paysandu: (28 pontos – 20º lugar)
O torcedor do Papão foi, sem dúvidas, o que mais sofreu nesta reta final de Série B. O Paysandu disputará a Série C e, além disso, vê o maior rival alcançando a elite do futebol brasileiro em 2026.
Leia mais: Bahia derrota o Vasco e volta a vencer depois de três jogos

0 Comentários