Em amistoso, a Seleção Brasileira sub-20 venceu o México por 2 a 1, com gols de Arthur Dias e Rayan Vitor. A partida foi disputada no estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama, e foi o primeiro de um casal de confrontos entre as duas equipes.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
A partida teve seu início às 18h30 e contou com um modesto público de aproximadamente dois mil torcedores. Os ingressos estavam a valor popular, com a inteira custando 20 reais e a meia custando 10 reais.
A transmissão do confronto ficou por conta da SporTV, canal de televisão fechada. Outras emissoras mandaram reportagens para o evento, como foi o caso do BTB Sports, que teve o repórter Eduardo Alves presente para acompanhar o duelo diretamente da tribuna de imprensa.
O confronto em si trouxe duas grandes marcas: a de dois times talentosos e a de dois esquemas táticos bem definidos. O time de Ramón Menezes mostrou muita qualidade na saída de bola pela zona central e também na defesa com linhas bem compactadas. A premissa do jogo da Seleção Brasileira sob seu comando tende a ser o contragolpe, num jogo mais reativo.
O time de Eduardo Arce, enquanto isso, ostenta um time que se sente mais confortável em ter a bola nos pés e buscar as jogadas de associação, visando sempre o gol adversário. Apesar de notável verticalidade, se colocado em comparação ao jogo da Seleção Brasileira, tende a ser visto como um jogo mais horizontal.
Por ser em São Januário, esse confronto teve uma forte ligação com o Vasco da Gama, mas essa ligação não ficou somente no palco da partida. Três personagens do duelo possuem ligações fortes com o clube, sendo eles o técnico Ramón Menezes, o atacante Rayan Vitor e o lateral-esquerdo Leandrinho.
Os dois últimos fazem parte do atual elenco profissional cruzmaltino, enquanto Ramón foi jogador e também treinador da equipe, tendo sido inclusive revelado para o mundo do futebol pelas categorias de base cruzmaltinas.
O primeiro gol brasileiro na partida foi marcado por Arthur Dias, que completou escanteio em preciso cabeceio e achou o fundo das redes mexicanas nos primeiros 10 minutos da segunda etapa.
O segundo gol veio dos pés de Rayan Vitor, que conduziu a bola com qualidade pelo lado direito e finalizou com a chapa do pé, tirando a bola do alcance do goleiro mexicano.
O México viria a descontar já nos minutos finais, quando um dos atacantes completou cruzamento rasteiro em finalização de primeira.
As duas equipes voltarão a campo nesse mesmo palco no próximo domingo (8), quando farão o segundo amistoso dessa data FIFA. Tratam-se de partidas preparatórias para o andamento do ciclo das duas seleções.
Leia mais: Com lesão muscular, Éder Militão está cortado da Seleção