Um dos destaques da Colômbia no vice-campeonato da Copa América, Richard Rios, de 24 anos, retorna ao Palmeiras valorizado após ótimas atuações na competição. O meia tem contrato com o verdão até 31 de dezembro de 2026.
Nos últimos dias, seu nome foi ligado ao Sevilla, da Espanha, mas o clube espanhol está muito próximo de acertar a contratação de Saul Ñiguez, que está de saída do Atlético de Madrid.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O estafe do jogador garantiu que seu futuro só será decidido após retornar ao Brasil, ainda nesta semana. A ideia é avaliar, junto com o Palmeiras as possibilidades caso elas se tornem oficiais.
O Palmeiras não está apreensivo com a possibilidade de perder Richard Rios na janela do meio do ano, a diretoria se vê resguardada pelo longo contrato do volante. Segundo o GE, o verdão só aceita conversar com times que estejam aptos a pagar o valor da multa, avaliada em 20 milhões de euros (cerca de R$116,7 milhões).
O Palmeiras desembolsou R$6 milhões para adquirir 60% do meia junto ao Guarani, podendo adquirir mais 10% por xx. O Bugre manteve 14% do passe do atleta, que é dono de 10% do próprio passe. O Flamengo, clube formador, guardou 6% do valor.
Richard disputou 29 jogos pelo Verdão na temporada 2024, marcando dois gols e distribuindo 2 assistências. Na Copa América, o volante disputou seis partidas e marcou um gol.
Origens no futsal e dificuldade para se firmar
Richard Rios fez a maior parte da sua formação esportiva no futsal. O volante praticou a modalidade até os 18 anos e, após se destacar em um campeonato de seleções no Rio de Janeiro, foi contratado para o sub-20 do futebol do Flamengo, em 2018. Richard disputou sete partidas no profissional do clube carioca antes de ser emprestado ao Mazatlán, do México, em 2021.
O meia retornou ao Brasil em 2022, para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Guarani. Em 2023, chamou a atenção do Palmeiras na disputa do Campeonato Paulista por sua versatilidade: o meia fez dois gols, distribuiu assistência e foi um dos líderes em desarme na competição.
O verdão adquiriu o jogador que, pela primeira vez, teve sequência em um time da série A, alcançando sua melhor fase.