Rafael faz último jogo pelo Botafogo e anuncia aposentadoria

Lateral encerra a carreira com títulos históricos pelo clube do coração e revela ter jogado por um salário simbólico no início

O Botafogo celebrou o tricampeonato brasileiro com a vitória sobre o São Paulo por 2 a 1 no último domingo (8), mas o jogo também marcou o fim da carreira de Rafael.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads.

O lateral-direito, torcedor declarado do clube, pendurou as chuteiras após três anos vestindo a camisa alvinegra e colecionando momentos inesquecíveis, incluindo as conquistas do Brasileirão e da Libertadores.

Rafael retornou ao Brasil em 2021, num momento delicado da história do Botafogo. Mesmo assim, decidiu aceitar o desafio, colocando o sonho de jogar pelo clube acima de questões financeiras.

“O clube estava em um momento muito difícil e eu disse: ‘Quero jogar no Botafogo, arrumem uma forma’. O Durcésio [presidente do clube] explicou que não havia dinheiro, e eu concordei em jogar por R$ 5 mil naquele ano. Esse foi o maior sacrifício, mas eu estou feliz porque é o tempo do Botafogo”, revelou o jogador em entrevista ao ge.

O lateral foi homenageado antes do jogo contra o São Paulo, recebendo uma placa comemorativa pelos serviços prestados ao clube. A cerimônia foi marcada pela presença de sua família e aplausos dos companheiros de equipe.

Aos 42 minutos do segundo tempo, Rafael entrou em campo pela última vez e, emocionado, cantou com a torcida antes de correr pela lateral do campo, posição que defendeu durante 19 temporadas como profissional em times como Manchester United, Lyon e Basaksehir.

“Foi como um filme passando na minha cabeça. Quero agradecer ao elenco, ao Artur Jorge, ao Textor e a todos do clube. Mesmo que eu não tivesse ganhado títulos, teria valido a pena. Mas conquistar a Libertadores e o Brasileirão foi algo que vou levar para sempre. Eu já ganhei muitos títulos na carreira, mas esses dois foram os mais especiais da minha vida”, declarou.

Agora aposentado, Rafael planeja passar ao menos seis meses se dedicando à família, ao lado da esposa e dos três filhos. Mesmo assim, ele já está de olho no futuro no futebol, desta vez fora dos gramados. Desde outubro, o ex-jogador está matriculado no curso de gestão esportiva da CBF e pretende retornar ao esporte como gestor após esse período de descanso.

Rafael disputou 40 jogos pelo Botafogo desde sua chegada. Sua trajetória no clube foi marcada por desafios, como a fratura na patela que o afastou dos gramados por meses, mas também por momentos de glória.

Seu irmão gêmeo, Fábio, também anunciou recentemente sua aposentadoria no Grêmio, encerrando a carreira aos 34 anos.

Leia mais: Romero e Talles Magno podem seguir no Corinthians em 2025

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img