Nesta quinta-feira (20), às 21h30 (horário de Brasília), o Racing e o Botafogo iniciam a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana 2025.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
O duelo, que reúne os campeões da Libertadores (Botafogo) e da Sul-Americana (Racing), promete ser um dos mais emocionantes do início da temporada.
A partida de ida será no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina, e o jogo de volta está marcado no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Botafogo: em reestruturação e sem técnico
O Botafogo chega ao confronto em um momento de transição. Após uma temporada histórica em 2024, com a conquista da Libertadores e do Brasileirão, o clube passou por uma grande reformulação no elenco.
Foram 15 saídas, incluindo nomes importantes como Thiago Almada, Luiz Henrique, Tiquinho Soares e Júnior Santos, artilheiro da Libertadores.
Para repor as peças, o Alvinegro investiu pesado, trazendo reforços como Santiago Rodríguez, Nathan Fernandes, Jair, Rwan Cruz e Artur, entre outros. No entanto, o time ainda busca entrosamento e vive uma fase irregular no Campeonato Carioca, ocupando a sexta colocação e lutando por uma vaga nas semifinais.
Outro problema é a ausência de um técnico definitivo. Desde a saída de Artur Jorge no início do ano, o clube está há 47 dias sem um comandante fixo. Cláudio Caçapa, auxiliar técnico, assumiu interinamente e será o responsável por comandar o time na Argentina.
Escalação provável do Botafogo:
John; Vitinho, Danilo Barbosa (Jair), Barboza, Alex Telles; Allan, Marlon Freitas; Rafael Lobato (Rwan Cruz), Savarino, Matheus Martins; Igor Jesus.
Desfalques: Bastos (Trauma no joelho esquerdo), Gregore (Suspenso por expulsão na final da Libertadores), Artur e Nathan Fernandes (Poupados), David Ricardo (Lesionado) e Jeffinho (Em processo de transição)
Racing: problemas defensivos e fase irregular
O Racing, campeão da Sul-Americana 2024, também vive um momento conturbado. O time argentino vem de três derrotas nos últimos quatro jogos e ocupa a sétima posição no Grupo A do Campeonato Argentino.
O técnico Gustavo Costas enfrenta problemas na defesa, com a ausência dos zagueiros Santiago Sosa e Agustín García Basso, ambos lesionados.
Além disso, o clube perdeu seu principal jogador da campanha do título continental, Juanfer Quintero, que foi vendido para o América de Cali.
Apesar das dificuldades, o Racing conta com nomes de destaque, como Luciano Vietto, Adrián “Maravilla” Martínez e Bruno Zuculini, que podem fazer a diferença no confronto.
Escalação provável do Racing:
Arias; Di Césare, Colombo, Quirós; Martirena, Almendra, Nardoni, Rojas, Vietto; Adrián “Maravilla” Martínez, Salas.
Desfalques: Santiago Sosa e Agustín García Basso (Lesionados) e Juanfer Quintero (Vendido ao América de Cali)
Arbitragem
O árbitro designado para o jogo é Felipe González (Chile), com auxílio de José Retamal e Miguel Rocha nas bandeiras. O VAR será comandado por Rodrigo Carvajal (Chile).
Expectativas para o Jogo
O Botafogo chega desfalcado e com incertezas, mas busca manter o bom desempenho em competições internacionais. Já o Racing, apesar dos problemas defensivos, joga em casa e tenta aproveitar a fase irregular do adversário para sair na frente na disputa.
A partida promete ser equilibrada e decisiva para o confronto de volta, que acontecerá no Estádio Nilton Santos.
Leia mais: Fluminense anuncia a contratação de Everaldo, ex-Bahia