A Seleção Brasileira foi convocada pelo técnico Dorival Júnior no início do mês, no dia 1º de novembro. O Brasil irá enfrentar a Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo neste mês de novembro. Quatro clubes brasileiros terão representantes nas partidas, mas há equipes no Brasil que não tem um jogador convocado há anos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Vasco e Fluminense
As duas equipes cariocas tiveram o último representante na mesma convocação. Assim, o goleiro Léo Jardim, do Cruzmaltino, e o volante André, do Tricolor, foram chamados por Dorival Júnior nos amistosos contra Inglaterra e Espanha em março deste ano.
Léo Jardim, goleiro do Vasco / Fotos: Dikran Sahagian/Vasco.
Botafogo e Flamengo
Por outro lado, as outras duas equipes do Rio de Janeiro possuem representantes na atual convocação. Assim, pelo Alvinegro, os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus. Já pelo Rubro-Negro o volante Gerson.
Luiz Henrique, atacante do Botafogo / Foto: Vitor Silva/Botafogo
São Paulo
O Tricolor paulista teve representantes pela última vez no início deste ano. O goleiro Rafael e do volante Pablo Maia, portanto, foram chamados por Dorival para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, em março.
Pablo Maia, meia do São Paulo / Reprodução: IMAGO
Corinthians
A última vez que o Timão teve um jogador convocado foi Yuri Alberto em março de 2023. Assim, o atacante foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para a vaga de Richarlison, do inglês Tottenham, que se lesionou.
Yuri Alberto, atacante do Corinthians / Reprodução: IMAGO
Santos
Em 2019 foi a última vez que o Peixe teve um jogador representando o time na Seleção Brasileira. Tite, portanto, convocou o lateral-esquerdo Jorge para a disputa de amistosos contra Colômbia e Peru, em setembro daquele ano. Atualmente, teve contrato rescindido com o CRB e segue sem clube.
Jorge, lateral esquerdo no Santos / Reprodução: Santos
Bragantino
O Massa Bruta teve Léo Ortiz representando a equipe nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, contra Coreia do Sul e Japão em junho de 2022. No entanto, o zagueiro atualmente defende o Flamengo.
Léo Ortiz, zagueiro no Bragantino / Reprodução: IMAGO
Palmeiras
O Verdão é o único time paulista que tem jogadores convocados para as últimas partidas da Seleção Brasileira este ano. Dessa forma, o atacante Estevão e o goleiro Weverton representam o Palmeiras contra Venezuela e Uruguai.
Estevão, atacante do Palmeiras / Reprodução: IMAGO
Grêmio e Internacional
Os dois grandes do Rio Grande do Sul tiveram representantes pela última vez na mesma partida. Assim, pelo Tricolor, o goleiro Gabriel Chapecó foi convocado pelo Tite contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Por sua vez, Edenilson, representando o Colorado, foi chamado pelo técnico na época para substituir Casemiro, que foi suspenso, na partida contra a Argentina.
Edenilson, meia no Internacional / Reprodução: IMAGO
Cruzeiro
A Raposa teve um jogador recente na Seleção Brasileira. O meia Matheus Pereira foi convocado por Dorival Júnior para a partida contra o Peru, em outubro de 2024, para substituir Lucas Paquetá, que ficou suspenso.
Matheus Pereira, meia do Cruzeiro / Reprodução: IMAGO
Atlético Mineiro
O Galo tem um representante na convocação atual. O lateral Guilherme Arana estará à disposição do técnico Dorival para os confrontos contra a Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo este mês.
Guilherme Arana, lateral esquerdo do Atlético Mineiro / Reprodução: IMAGO
Athletico Paranaense
O Furacão teve um representante recente. O goleiro Bento estava acumulando convocações nos últimos tempos. Assim, enquanto ainda defendia a equipe, a última vez foi para os amistosos contra a Inglaterra e Espanha em março deste ano. Atualmente está no Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Bento, goleiro no Athletico Paranaense / Reprodução: IMAGO
Vitória
O último jogador a defender a Seleção Brasileira enquanto atuava pelo Vitória foi o atacante Nádson Rodrigues de Souza, o Nadgol, em 2003.
Bahia
Faz tempo que o tricolor baiano não tem um representante na Seleção Brasileira. A última vez foi o meia Luiz Henrique em 1991. O jogador defendeu o Brasil em amistosos e também para a Copa América daquela edição.
Leia mais: Flamengo vence Galo em jogo de ida da Copa do Brasil