Recentemente, o Vasco passou a ter especulado em seu noticiário um possível comprador para as ações da SAF do clube, o magnata grego Evangelos Marinakis. Atualmente, dentre vários clubes, o empresário é dono de ações do Nottingham Forest e do Olympiacos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O nome passou a ser ventilado como sendo o possível comprador do Vasco após uma especulação de que o magnata grego estaria interessado em comprar clubes brasileiros.
O jornalista Jorge Nicola foi o primeiro a informar sobre a possibilidade do magnata grego comprar ações da SAF do Vasco. O cruzmaltino vive uma situação de indefinição judicial conforme um processo em andamento entre a parte associativa do clube e a 777 Partners, antiga sócia majoritária.
A informação de Nicola dá conta de que Marinakis teria contratado o brasileiro Edu Gaspar, ex-diretor do Arsenal, para fazer uma consultoria de qual clube ele deveria investir na compra de ações no futebol brasileiro.
Baseado nisso, Nicola informa que Edu teria detectado o Vasco como uma boa oportunidade de compra ao grego. É lógico que, não por surgir a informação a situação torna-se uma verdade concreta. Mesmo assim, a comoção foi inevitável e Marinakis teve suas redes sociais invadidas pela torcida do Vasco.
A informação foi posteriormente apurada pelo Globo Esporte, que confirmou que o grego se interessa em comprar ações da SAF do clube. No entanto, o interesse é meramente especulativo já que, até o momento, nenhum movimento de conversa foi feito.
Investidores têm se aproximado da diretoria nos últimos meses, mas nenhuma proposta foi oficializada até o momento. O assunto da vez é o interesse do grupo do magnata grego.
Quem é Marinakis?
O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.
Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.
Neste ano, o bilionário foi suspenso por cinco jogos após tentar cuspir em um árbitro durante o jogo do Nottingham Forest contra o Fulham, pela Premier League.
Em 2022, a Premier League promoveu investigação contra o magnata grego por conta da acusação de um envolvimento em um esquema de tráfico de drogas. O ocorrido havia sido em 2019 mas o caso havia sido arquivado por um motivo curioso: 10 das testemunhas envolvidas no caso morreram.
Pela falta de provas e ausência de testemunhas, o juiz, que à ocasião já era o quarto diferente no caso, decidiu por arquivar a acusação e Marinakis não mais esteve em acusação.
Leia mais: Ex-Vasco, Evander revela desejo de retorno e sonho com Seleção