Durante a manhã dessa segunda-feira (17), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se pronunciou ao SporTV sobre a polêmica envolvendo a possível ida do atacante Dudu ao Cruzeiro.
A transferência do atleta de 32 anos vinha sendo telegrafada por grande parte da mídia na última semana e chegou a ter seu anúncio oficial por parte do Cruzeiro, em suas redes sociais. Contudo, ao que tudo indica, o atacante “deu para trás” na mudança e deixou ambos os clubes em situação delicada.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
A repercussão do assunto vem rendendo debates na internet e nas torcidas de ambos os clubes. O Palmeiras entende que a sua venda havia sido executada, portanto desentende a postura do atleta em querer permanecer. Contudo, também entende que, por ter contrato, caso permaneça, esse contrato será cumprido.
Já o Cruzeiro entende que selou um acordo pela transferência do atleta e conta com a vinda do jogador ao elenco. As tratativas, conduzidas por Alexandre Mattos, deram conta de uma ida do atacante palmeirense ao clube de Belo Horizonte.
Em meio a tudo isso, falas públicas ajudam a alimentar o folclore da situação. Dessa vez, quem se posicionou foi a presidente Leila Pereira, chefe executiva do Palmeiras.
“Acho que o torcedor do Palmeiras estava ansioso para ouvir a presidente e essa é uma oportunidade. Com relação ao Dudu essa é a palavra oficial do Palmeiras. Vou ser transparente e falar a verdade. Há uns 25 dias atrás nosso diretor de futebol Anderson Barros me procurou e disse que o Dudu o procurou por ter recebido uma prposta do Cruzeiro que ele ficou balançado. Essa proposta é o que foi divulgado, que são 4 anos, mais 1 ano e um salário superior ao do Palmeiras. Soube depois que quem procurou o Cruzeiro foi o Dudu, mas soube pelo Mattos. Não adiantava o Dudu estar falando, eu precisava de uma proposta formal. Em momento nenhum tentamos negociar. Ele tem contrato até janeiro de 2025. O Dudu conversou outras vezes com o Barros com o intuito de sair do Palmeiras. Conversou com o Abel. Há mais de 20 dias sabíamos dessa movimentação. Quem pediu para sair foi o jogador.” disse Leila.
Ela complementou dizendo que:“O Mattos e o Pedrinho, da SAF, me perguntaram se poderiam mandar a proposta. E eles mandaram. Semana passada eu autorizei, pedi para o Anderson dar o acordo. Foi uma proposta envolvendo Dudu, Palmeiras e Cruzeiro. Todos decidiram que o melhor para todos era aceitar. Eu aprovei, o Cruzeiro deu o ‘ok’ também e aí aconteceu o imbróglio que o Dudu falou que ia e depois não ia mais. Formalmente a gente não foi informado que ele voltaria atrás. Ele tem um compromisso e eu espero que ele honre o compromisso com o Palmeiras e o Cruzeiro. O atleta não assinou. O Barros assinou. Pelo Palmeiras, o Dudu está vendido. Eu preciso da assinatura dele. Se ele não assinar o contrato vai até 2025.”
Segunda vez
Sobre a natureza da possível saída do Dudu, Leila Pereira fez menção à saída do jogador ao Al-Duhail, do Catar, em 2020: “Eu gostaria de relembrar uma coisa. Me causou estranheza toda essa polêmica. Vocês se lembrem que o Dudu saiu do Palmeiras em 2020. Ele ficou 1 ano fora do Palmeiras. Então, é a segunda vez que isso acontece. Ele quis sair, o Palmeiras não queria que ele saísse, mas o Dudu insistiu. Ele foi para o Catar, no mesmo ano nós fomos campeões da Libertadores. No ano passado nós fomos campeões do Brasileirão e do Paulistão, e o Dudu não participou. Toda a nossa trajetória vitoriosa é em virtude de um conjunto.”
Um ultimato
Para encerrar o assunto, a presidente revelou a sua visão sobre a eventual saída, dando seu veredito sobre a situação: “Dudu é um atleta de 32 anos, que tem nas mãos dele uma proposta de 5 anos de contrato, com um salário superior ao que ele recebe no Palmeiras. O que eu posso fazer? Eu não vou cobrir. Então, eu falo: Dudu, vá, e eu tenho certeza que você vai ser muito feliz. É isso. Ponto. É uma coisa muito simples, objetiva. Ele sempre vai estar nos nossos corações. Mas não é que eu tenho dúvida, eu tenho certeza que o ciclo do Dudu no Palmeiras chegou ao fim.”
Pelo lado do Cruzeiro, quem se pronunciou foi Alexandre Mattos, que para a mesma SporTV declarou o seguinte na manhã desta segunda (17): “Se o Cruzeiro postou aquilo (anúncio da compra) é porque o Cruzeiro está absolutamente seguro, tem tudo absolutamente certo. Se postamos uma situação daquela, foi autorizado pelo próprio Dudu e pelo Palmeiras”.
Ao revelar detalhes da negociação pela vinda do atleta, Mattos corroborou com o que foi dito por Leila Pereira. Ele disse o seguinte: “Liguei para a Leila, de maneira educada e profissional: ‘Leila, sou seu amigo, não quero trazer problema para ninguém. Posso enviar uma proposta?’ Ela disse: ‘sim, Alexandre, vamos tratar profissionalmente, o Dudu já falou que quer seguir um novo caminho’. Liguei para o Dudu: ‘Dudu, tem certeza?’ ‘Vamos, Alexandre, se der certo, estou super feliz, tenho carinho lá pelo Palmeiras, assim como eu tenho pelo Cruzeiro e vou seguir’. E assim foi feito”.
A situação ainda promete dar o que falar na imprensa, mas uma coisa é certa: independente do destino escolhido por Dudu, a sua relação com o torcedor estará severamente machucada e o jogador terá trabalho para reconquistar o carinho do adepto do clube em que estiver.