Paulinho, ídolo do Corinthians, anuncia aposentadoria

Atleta não renovou com o Corinthians no meio do ano

Paulinho, nesta manhã de domingo (8), anunciou em suas redes sociais a sua aposentadoria do futebol, uma notícia trista para seus fãs. O anúncio foi realizado em data e horário simbólicos: dia 8, às 8h da manhã. O número escolhido marcou sua primeira passagem pelo clube, onde conquistou importantes títulos, devido à camisa 8 usada.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

O ex-volante publicou um vídeo em seu Instagram bastante emocionado. Nele, Paulinho fala sobre sua trajetória no futebol. No vídeo, o agora ex-atleta aparece visivelmente emocionado ao falar as declarações que marcam a sua despedida.

O conteúdo gravado traz uma forte nostalgia sobre a carreira do ex-camisa 8 corinthiano, com simbologias que remetem ao número que ele usou por praticamente toda a trajetória. São relembrados momentos históricos que o volante passou vestindo o manto alvinegro, como no gol que ele fez contra o Vasco, de cabeça, após cobrança de escanteio, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores em 2012.

“É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Júnior. 36 anos e agora ex-jogador. Eu sou uma cara bem abençoado, privilegiado. Eu voei na minha carreira durante 30 anos que tive dentro do futebol. Na minha casa, como falam, o gramado para mim era minha casa. E aqui fica minha gratidão. Eu conquistei tudo que conquistei porque eu fui persistente. Comecei com cinco anos de idade. Eu persisti porque sabia que não tinha dois caminhos. O caminho era único, e era o futebol”.

O meio-campista continuou ressaltando os êxitos da sua carreira e a pessoa que ele é.

“O privilégio de poder ter sido um multicampeão ganhando campeonatos importantes como Libertadores, Mundial, atleta que jogou duas Copas do Mundo, jogou no Barcelona, foi campeão nas Copa das Confederações com a seleção brasileira. Mas acima de tudo isso, Paulinho foi um grande jovem, ele foi um grande exemplo, ele deixou um grande legado no mundo do futebol. Esse foi o Paulinho.”

Por fim, Paulinho ainda falou que não pretende abandonar a carreira no futebol, isso porque está aprimorando para seguir como gestor no mundo da bola, e quer conquistar mais coisas nesses cargo.

“Os meus objetivos como gestor é representar o meu país mais uma vez, disputar mais uma Copa do Mundo e mais uma vez jogar uma Champions League, porém, agora como gestor. Tenho que estudar, trabalhar muito, entender muito, pra que eu consiga alcançar todos os objetivos que eu deixei aqui agora pra vocês.”

Com passagens por clubes do Brasil e do exterior, Paulinho atuou pela última vez no Corinthians, clube onde é ídolo. Ele esteve em campo até maio deste ano, onde teve uma despedida após rescindir seu contrato. Quase quatro meses depois, o ex-volante optou por pendurar as chuteiras.

Carreira

Paulinho começou sua carreira nas categorias de base do São Paulo, mas foi no Corinthians que se destacou. Foi contratado pelo Corinthians após se destacar no Campeonato Paulista de 2010 com a camisa do Bragantino. Se destacou já nos primeiros jogos pelo Timão pela ofensividade e por gols em momentos importantes.

Ao todo, Paulinho fez 218 partidas e marcou 40 gols com a camisa do Corinthians. Durante esse período, ele conquistou quatro títulos e se consolidou como um dos grandes que vestiram a camisa 8 do Timão. As conquistas foram: Brasileirão (2011), Conmebol Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Paulistão (2013).

Com as boas atuações na passagem, o volante foi contratado junto ao Tottenham.

Em 2015, Paulinho foi negociado Guangzhou Evergrande, da China, onde ficou por duas temporadas. Após isso, foi oficializado pelo Barcelona em 2017, porém foi emprestado novamente no ano seguinte, retornando ao Guangzhou em 2018.

Em julho de 2021, acertou com o Al Ahli, da Arábia Saudita. Dois meses após o acerto, o jogador deixou o clube em comum acordo e retornou ao Corinthians. No entanto, diferentemente do que foi esperado pelos torcedores, Paulinho optou por não usar a camisa 8, pois ela já pertencia a Renato Augusto.

A segunda e última passagem pelo Corinthians foi marcada por lesões e rendimento abaixo do esperado. Primeiramente, o ex-volante passou por cirurgia ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Após retornar aos gramados, quase nove meses afastado, Paulinho passou por exames e avaliações médicas no joelho e foi diagnosticado com uma lesão no ligamento cruzado anterior. Em abril, o atleta reassumiu a camisa 8 que estava sem dono desde a saída de Renato Augusto.

Em 27 de maio, anunciou que não renovaria o contrato e sairá em junho ao término do mesmo, fazendo o jogo de despedida pela Sul-Americana 2024. No pronunciamento de agradecimento disse:

“Por tudo que o Corinthians me transformou em ser um jogador de seleção brasileira e ser um jogador que chegou em clubes europeus. Eu devo uma boa parte da minha vida ao Corinthians. É o clube que eu amo.”

Fez a sua última partida pelo clube paulista em 28 de maio, na vitória por 3-0 contra o Racing, do Uruguai, na Neo Química Arena, pela Copa Sul-Americana 2024.

Na Seleção

Paulinho foi convocado pela primeira vez em 2011 e conquistou o Superclássico das Américas (torneio amistoso entre Brasil e Argentina). Sua última convocação aconteceu em 2018.

Sua boa fase no Brasil foi durante a Copa das Confederações de 2013, sendo um dos principais jogadores do Brasil na campanha do título. 2014, ele não foi convocado para a Copa, mas foi chamado para a seleção brasileira em 2018, para as Eliminatórias da Copa.

Paulinho é o volante com maior número de gols pela Seleção Brasileira em toda sua história, superando nomes consagrados como Alemão e Dunga.

Leia mais: Cruzeiro anuncia venda de Arthur Gomes para futebol russo

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img