Palmeiras vence Corinthians em clássico movimentado

Com direito a expulsão, o Derby desta segunda-feira (01) deu o que falar; confira os principais detalhes da partida

A noite desta segunda-feira (01) foi de clássico paulista no Allianz Parque. O Palmeiras recebeu o Corinthians e venceu por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Vitor Reis.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 26 pontos e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, ficando a um ponto do Flamengo. Já o Corinthians permanece com 9 pontos e segue na penúltima posição da tabela, com três pontos a mais que o lanterna Corinthians.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a oito jogos de invencibilidade sobre o Corinthians. É um dos recortes de maior domínio da história da rivalidade, sendo o recorte de maior invencibilidade na rivalidade neste século.

A partida ficou marcada por um relativamente baixo nível técnico, compensado por uma alta entrega dos jogadores e por duas equipes muito comprometidas com o coletivo. Também ficou marcada por muitas discussões e clima quente, algo já previsto para a partida.

Como foi o jogo?

Mesmo muito desfalcado, o Palmeiras foi o responsável por tomar a iniciativa desde muito cedo no jogo. Os primeiros e principais chutes, dos pés de Raphael Veiga e Gabriel Menino, foram os cartões postais do que seria uma dominância técnica para o time da casa.

Aos 16 minutos de jogo, Marcos Rocha deu alguma sobrevida a um acuado Corinthians, que chegou ao ataque com Wesley, forçando uma boa defesa de Weverton em chute firme.

O Corinthians manteve a postura de se resguardar defensivamente esperando vacilos da marcação palmeirense. Nessa postura, teve ainda algumas chances com Wesley até o fim do primeiro tempo.

O Palmeiras, por sua vez, controlava o volume ofensivo do jogo e fazia valer sua superioridade técnica. Não permitiu competitividade no aspecto tático.

O retorno para a segunda etapa garantiu uma repetição do que se viu na primeira etapa, de um Palmeiras superior. Aos dois minutos, a primeira finalização, dos pés de Raphael Veiga, forçando boa defesa de Matheus Donelli.

Aos sete minutos, o primeiro gol da partida. Em cobrança de falta sofrida por ele mesmo, Raphael Veiga cobra com efeito e conta com desvio de Fabinho para encontrar o fundo das redes.

O Corinthians teve chance clara no lance seguinte, mas Hugo não conseguiu converter a chance criada por Wesley. No próximo lance, Palmeiras teve escanteio e, em cobrança de Raphael Veiga, Vitor Reis cabeceou firme para aumentar a vantagem aos 11 minutos.

Os gols relâmpago ditaram a mentalidade da partida pelo tempo restante. Apenas três minutos deste segundo gol, Raphael Veiga foi expulso por confronto físico. Palmeiras esteve com um a menos até o fim da partida, mas não foi suficiente para garantir uma reação corinthiana.

Léo Maná e Gabriel Menino disputando bola (César Greco/Palmeiras)

Importância da base

Abel Ferreira destacou a importância da categoria de base ao time profissional em entrevista coletiva pós-jogo.

“Dar os parabéns sobretudo a nossa equipe pela forma que acolhem esses moleques e os recebem. E dar os parabéns ao treinador da equipe sub-20, a todos os responsáveis à formação, ao João Paulo. O Palmeiras quase não precisa ter olheiros, porque eles vem. Se calhar, das equipes que estão na frente, nenhuma faz o que o Palmeiras fez. Nenhuma. Vamos continuar nosso trabalho e esperar os disponíveis os que estão lesionados e nossas contratações que estarão disponíveis.”

O português também foi perguntado sobre a especulação de Gabigol no Palmeiras, mas evitou um posicionamento mais claro.

“Não quero alimentar uma novela porque há muitos jogos por trás e não acho que meus jogadores merecem isso. Jogador é muito mais do que vemos nas quatro linhas e não vou alongar muito mais do que isso. A única coisa que vou dizer é que conto com os três que tenho aqui, Luighi, Rony e López.”

Sobre o lance da expulsão de Raphael Veiga, Abel comentou que achou um exagero a marcação do cartão vermelho pelo lance do meia.

“Não achei uma agressão. Na minha opinião ele foi demasiado rigoroso e agora vou estar atento, porque tem acontecido alguns fenômenos em arbitragem em algumas equipes que está me deixando preocupado. Ainda não vi o lance na repetição. Achei demasiado rigoroso. Só espero que os árbitros sejam coerentes e que falem uns com os outros para terem o mesmo critério.”

Abel Ferreira na beira do campo durante clássico entre Palmeiras e Corinthians (César Greco/Palmeiras)

Análise sobre crise

A derrota no clássico parece indicar um aumento da crise corinthiana. O treinador Antônio Oliveira analisou a situação e posicionou-se.

“Somos as pessoas certas para dar a volta à glória ao clube. Quando cheguei aqui, o clube tinha cinco derrotas seguidas no Paulistão. O objetivo era ficar na A1. Hoje vivemos um momento desafiador em todos os prismas do clube, vai demorar para atingir a normalidade. O futebol é resultado, torcedor não quer saber do patrocínio master, quer ganhar.”

O português analisou a situação do clube na tabela do Campeonato Brasileiro. Neste momento, o Corinthians é o penúltimo colocado do campeonato, com 9 pontos em 13 jogos.

“Ainda falta muito ponto de 13 para 38. Estão olhando a classificação, estou olhando outro objetivo. Obvio que impacta uma notícia do Corinthians na zona de rebaixamento. Mas, mais uma vez, somos responsáveis, sabemos o que estamos fazendo e a responsabilidade de gerir esse grupo.”

Antônio aproveitou para fazer uma rápida análise sobre o que foi o jogo e o resultado final.

“Quando a sorte está assim… estamos tristes, como é evidente, preocupados, como é evidente, mas não desesperados porque sabemos o que estamos fazendo. Mesmo com todas as dificuldades a equipe se comportou da melhor forma, foi exigente; dois gols de bola parada e o adversário… o resultado, na minha opinião, não mostra o que foram os 90 minutos.”

Antônio Oliveira, técnico do Corinthians (Rodrigo Coca/Corinthians)

Próximos desafios

O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (04), quando viaja ao Paraná para enfrentar o Grêmio, no estádio Couto Pereira. Já o Corinthians permanece em São Paulo, quando enfrenta, neste mesmo dia, o Vitória. Ambos os confrontos serão válidos pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia mais:

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img