O Palmeiras terá, nesta segunda-feira (14), uma espécie de primeiro turno de sua eleição presidencial, em reunião no Conselho Deliberativo. Leila Pereira e Savério Orlandi deverão ser aprovadas pelo filtro do Conselho.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Para isso acontecer, é preciso ter 15% do total de membros do Conselho Deliberativo (288 conselheiros), o equivalente a 44 votos. Ambos os canditados devem atingir este número sem dificuldades.
Deste então, iniciou-se os preparativos para o turno final, previsto para acontecer dia 24 de novembro, onde terá a presença dos sócios do clube em uma assembleia. São os próprios sócios que escolherão quem vai comandar o Palmeiras até o fim de 2027. Com isso, tanto Leila quanto Savério foram ao clube nesse sábado (12).
Leila Pereira é a atual presidente e favorita a reeleição do mandato. Neste último sábado, Dia das Crianças, realizou um evento no estádio, com entrega de presentes e atividades gratuitas para os pequenos palmeirenses.
Já Savério Orlandi foi com membros de sua chapa e levou um banner com a mensagem: “associado, queremos ouvir o que você gostaria que melhorasse no clube”.
Favoritismo à vista
O contrato do técnico Abel Ferreira com o Palmeiras vai até dezembro de 2025, mas a diretoria do clube deseja renovar por mais tempo. A presidente do clube, Leila Pereira, pretende estender o contrato até o final de 2027.
Leila não escondeu o desejo de continuar com Abel Ferreira à frente do Verdão caso seja escolhida para mais uma gestão. A palestrina ressaltou a importância do treinador para a história do clube e o elegeu como “maior”.
“O Abel tem contrato conosco até dezembro de 2025, isso está em contrato, o “verde” no branco. Se eu for reeleita presidente do Palmeiras, gostaria muito que nosso treinador ficasse conosco até o final do meu segundo mandato, que seria dezembro de 2027. Isso séria histórico, presidente nenhum passou dois mandatos com um único treinador. Tenho a felicidade de ter esse grande treinador que, para mim, é o maior treinador da história do Palmeiras. Isso tudo ainda não foi tratado e tem o seu tempo.”
Esse período corresponde ao final do seu segundo mandato como presidente do Palmeiras, caso ele seja reeleita neste ano. Se conseguir se reeleger e renovar o vínculo de Abel até essa data, Leila vai realizar um feito histórico na história do Verdão.
Ela simplesmente será a primeira presidente a passar dois mandatos com um mesmo treinador. Os demais mandatários que também tiveram gestões vitoriosas como Paulo Nobre e Maurício Galiotte trocaram de treinador durante o percurso dos seus mandatos.
Perguntada sobre respeito dos desejos caso a reeleição ocorra, Leila destacou a vontade de vencer dois campeonatos que ainda não tem na prateleira como presidente do Palmeiras.
“Eu faço o possível pelo Palmeiras. Vivo o Palmeiras 24h. A nossa gestão conquistou 31 títulos de campeonatos organizados pela Federação Paulista, CBF e Conmebol, isso é histórico. Estamos passando por uma era extremamente vitoriosa e, claro, que o Palmeiras entra em campo sempre com intuito de conquistar títulos. Tem títulos que minha gestão não conseguiu ainda que eu queria muito conquistar, como Libertadores e Copa do Brasil.”
Leila aproveitou para reforçar o esforço do elenco para erguer mais um Brasileirão.
“Trabalhamos diariamente para conquistar o próximo título e estamos lutando com unhas e dentes pelo tricampeonato brasileiro, esse é o nosso foco do momento.”
A presidente também comentou a estrutura do clube, muito elogiada por jogadores da Seleção Brasileira que trabalharam lá na última Data FIFA. Rodrygo, do Real Madrid, elogiou o CT do Verdão e traçou uma comparação ao do Real.
“É uma força do Palmeiras e é um orgulho de todos nós palmeirenses. Tudo isso que a Seleção Brasileira pôde aproveitar é um trabalho recente, são dez anos que nós construímos toda essa estrutura espetacular e, anualmente, estamos melhorando, vendo o que os principais exemplos do futebol mundial têm feito para repetirmos aqui.”
“É bacana, eu vi a declaração de vários atletas que jogam na Europa. Eu não tenho dúvida que isso colabora e muito pela nossa performance em campo. Mas, é obvio, não existe estrutura que funcione sem profissionais de primeira linha que nós temos aqui também”, finalizou.
O Palmeiras volta a campo contra o Juventude, neste domingo (20), às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição, o Verdão é o vice-líder com 57 pontos e está a três do Botafogo, líder com 60 pontos.
Leia mais: Estevão explica escolha pelo Chelsea e revela papo com Palmer