A noite da última quinta-feira (04) foi de empate para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O alviverde visitou o Grêmio no estádio Centenário, em Caxias do Sul, e ficou no empate por 2 a 2, com gols marcados por Flaco López e Estevão.
Pelo Grêmio, Cristian Pavón e Franco Cristaldo, de pênalti, marcaram os gols. O confronto foi válido pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
A partida ficou marcada por um domínio do Palmeiras no volume de jogo produzido. O alviverde foi quem teve mais a bola e quem teve os avanços ofensivos mais qualificados, exigindo boas defesas do goleiro Marchesín.
O Grêmio, por sua vez, mesmo com menos volume de jogo, conseguiu impor perigo à defesa palestrina, também forçando defesas difíceis do goleiro Weverton.
A primeira oportunidade de abrir o placar no jogo foi em favor do Palmeiras, ainda no primeiro minuto de jogo. Fabinho teve a chance de converter, mas acabou desperdiçando a finalização.
Apenas um minuto depois, aos dois minutos de jogo, o placar foi aberto, mas para o time adversário. Gustavo Nunes avançou com eficiência e achou Cristian Pavón dentro da área para finalizar e marcar.
O Grêmio voltou a ameaçar nos minutos seguintes, tendo chance clara com Gustavo Nunes, mas sem ter sucesso nessa investida.
Aos poucos, o Palmeiras foi ganhando confiança para avançar ao ataque e teve suas primeiras chances claras a partir dos dez minutos de jogo. Apesar disso, até o final do primeiro tempo, o placar não seria alterado.
No retorno para a segunda etapa, com algumas alterações promovidas pelo treinador Abel Ferreira, o Palmeiras ganhou oxigênio para atacar o Grêmio. Contudo, o alviverde pecou demais no terço final e não conseguiu achar o gol.
O que já era angustiante ficou pior ao palestrino quando Vanderlan fez pênalti em Reinaldo aos 21 minutos. Cristaldo bateu e fez 2 a 0 para o time da casa.
A resposta palmeirense veio quase que em seguida, quando aos 24 minutos, Estevão fez bom avanço ofensivo e tocou para Mayke, que cruzou na área para Flaco López cabecear e diminuir.
No ataque seguinte, apenas três minutos depois, Estevão arriscou um bonito chute e marcou um golaço, garantindo o empate. Desse momento em diante, o Palmeiras se postou defensivamente e evitou investidas gremistas, selando o 2 a 2 no placar.
Tietagem por Estevão
Na entrevista coletiva pós-jogo, o treinador Abel Ferreira não poupou elogios ao atacante Estevão.
“Desfrutem enquanto está conosco, é o que posso dizer. É um moleque que tem magia dentro dele. Que continue com o espírito de atacar e defender e nos ajudar a ganhar jogos. Não à toa pagaram o valor que pagaram nele.”
Ainda sobre o tema do talento dos jogadores revelados pela base do Palmeiras, Abel lamentou bastante as vendas das joias palestrinas.
“Há coisas que não conseguimos fazer. Realmente poderíamos ter uma geração espetacular, construir uma equipe de ouro. Mas infelizmente o euro e a libra falam mais alto.”
Vitor Reis, zagueiro revelado pela base, foi outro elogiado. Com a lesão de Murilo e a convocação de Gustavo Gómez, o jovem tem ganho minutagem constante no time titular.
“O Vitor, estou muito contente. É uma posição que precisamos, um garoto que está em forma séria, mais um de 18 anos. Parece fácil, mas não é. É sempre bom dar oportunidade a esses jogadores e eles mostrarem que estão aí para nos ajudarem.”
Rebatendo cânticos de ódio
Após o apito final, a torcida gremista começou a gritar “burro” para Renato Gaúcho. Perguntado sobre esse acontecimento, o treinador ironizou.
“Até estranhei a reação da nossa torcida, porque nunca tinha acontecido isso. Eu entendo pelo resultado, pela nossa situação, vencendo contra o Palmeiras e chega o empate. Mas isso não me preocupa, faz parte do futebol, porque eu sou bom pra caramba.”
Sobre o empate sofrido e a relação conturbada com a torcida durante a partida, Renato disse o seguinte.
“A torcida do Grêmio sempre esteve comigo e sempre vai estar comigo. Eles sabem do nosso trabalho. Hoje dou uma certa razão para ela. Porque estávamos ganhando e sofremos o empate. Futebol é assim, faz parte. Importante é o rendimento da minha equipe. Não enfrentamos qualquer equipe, enfrentamos uma das três melhores do país, que sempre ganha títulos. Torcedor tem que entender esse lado.”
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, quando visita o Juventude no estádio Alfredo Jaconi. Já o Palmeiras volta a campo em casa, também no domingo, quando recebe o Bahia em confronto decisivo pela busca por liderança do Campeonato Brasileiro.