Durante a tarde desta sexta-feira (08), o prefeito da cidade de Maricá, Washington Quaquá, assinou um documento que oficializa a compra de dez projetos do Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Entre esses dez projetos, está a planta da nova Arena João Saldanha, que receberá os jogos do Maricá FC e promete se tornar um dos principais equipamentos esportivos do estado do Rio de Janeiro.


A arena será construída onde, futuramente, haverá um parque esportivo que se tornará patrimônio cultural da cidade e do estado. O projeto prevê uma modernização em relação ao estádio atual e a inclusão do mesmo na Cidade dos Esportes,
O estádio atual é homônimo à futura arena. Se chama João Saldanha, nome que homenageia o jornalista e ativista que viveu durante grande parte da sua vida na cidade de Maricá. O novo estádio será construído numa área de 50 mil m² no distrito de Inoã, pertencente à cidade de Maricá.
A arena será uma das instalações da futura Cidade dos Esportes, um complexo poliesportivo que contará com ginásios, piscinas, pista de atletismo, circuito para tiro com arco e outras áreas voltadas ao alto rendimento. A proposta é que o espaço também seja um centro de formação para atletas olímpicos e paralímpicos.
O investimento da prefeitura na aquisição dos projetos foi de R$ 22 milhões. Para o prefeito Washington Quaquá, o futebol e o Carnaval são dois dos principais embaixadores da cidade. A nova arena também é vista como oportunidade para fortalecer o turismo e gerar emprego e renda.
“A arquitetura é um bem permanente, e Oscar Niemeyer é um dos três grandes arquitetos da história mundial. Uma obra dele, como o anfiteatro de Ravello, na Itália, é visitada por milhares de pessoas. Ele é um ícone que atrai turistas do mundo todo. Então, ter dez obras é ótimo. Pretendemos ter mais ainda.” disse o mandatário maricaense.

Futuro promissor, mas e o presente do Maricá?
A previsão do início da obra para a construção do novo estádio é para os próximos meses, com a conclusão dela prevista para 2028. Até lá, o atual Estádio João Saldanha seguirá sendo a casa do Maricá FC. Ele passará por melhorias.
A nova iluminação está em fase final de testes. Também está em estudo a ampliação da capacidade, de cerca de 1,8 mil para quatro mil lugares, exigência da CBF para as fases eliminatórias da Série D.
Por falar em Série D, na temporada 2025 o Tsunami, como é apelidada a equipe do interior fluminense, disputará, pela primeira vez em sua ainda curta história, uma divisão nacional. A estreia está marcada para o fim de semana de 12 e 13 de abril, em casa, contra o Rio Branco-ES.

Leia mais: CBF anuncia a demissão de Dorival Júnior da Seleção Brasileira
0 Comentários