Durante a tarde desta quinta-feira (01), o Botafogo promoveu uma coletiva de imprensa pela apresentação do novo reforço do clube, o atacante Matheus Martins, de 21 anos.
O atleta foi contratado da Udinese, da Itália, por 10 milhões de euros (R$ 60 milhões, na cotação atual). O alvinegro ainda pagará uma outra parcela de 2 milhões de euros (R$ 12 milhões) futuramente pela aquisição.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Além de Matheus, o evento também serviu para a apresentação do diretor esportivo Pedro Martins à imprensa pela primeira vez. O profissional já havia sido confirmado como contratado pelas redes sociais do Botafogo nas últimas semanas.
“Quero agradecer à confiança do Alessandro, Thairo e John. Fiquei feliz pelo convite pelo nível do projeto. É um clube ambicioso, mas competente. Contrata bons jogadores, mas também é organizado fora. Está com uma mentalidade vencedora. Fiquei contente com todas as conversas que eu tive, porque pela primeira vez você não vê um clube que quer vencer de qualquer jeito, mas sim quer ficar no topo do futebol brasileiro para sempre. Quero cumprir os objetivos desenhados pelo clube. Matheus, muito feliz de contar contigo. Era um atleta monitorado em outros clubes que eu estive.” disse Pedro.
Matheus Martins tomou a iniciativa e deu as suas primeiras palavras como jogador do Botafogo, dizendo o seguinte.
“Muito feliz de estar no Botafogo, chegar para vestir essa camisa gigante do futebol brasileiro e mundial. Logo que surgiu essa oportunidade de voltar ao futebol brasileiro, não pensei duas vezes. Fiquei contente. Por mais que tenha sido uma negociação difícil com a Udinese, eu estava torcendo para que tudo desse certo.”
“Já estou treinando com o grupo, que é muito bom. Já conhecia muito gente. É um grupo que quer conquistar títulos. Agradecer ao Alessandro, ao Pedro, ao John e à direção pela confiança. Agora estou à disposição e espero dar alegria à torcida do Botafogo o mais rapidamente possível.” completou o atacante.
Respostas do jogador
Condição física
“Estava em pré-temporada na Itália há duas ou três semanas. Comecei a treinar na segunda, vai ser minha primeira semana de treino. Espero estar à disposição do Artur Jorge o mais rapidamente. Vinha de pré-temporada, o campeonato agora que está se decidindo aqui, nas retas finais da competição. Sou jovem também e não vai ser problema também.”
Contato com Luiz Henrique
“Ele me mandou mensagem, disse que o Botafogo é uma família. Pelo que já vi, é todo mundo unido no CT e todo mundo está focado em um único objetivo de levar o Botafogo aos títulos que o clube tanto busca. Acho que nesse ano, com o trabalho que o clube vem fazendo, com certeza vamos buscar grandes coisas.”
Pressão
“Pressão não vai ter muito, com 18 ou 19 anos eu estava jogando no profissional no Fluminense. Logo após a saída do Luiz Henrique, consegui dar conta do recado. Em 2022, terminamos em terceiro no Brasileiro e chegamos à semifinal da Copa do Brasil. Espero fazer meu papel, com muita personalidade. Junior Santos é um grande jogador. Se tiver que suprir a lesão dele, aonde o Artur Jorge achar que tenho de jogar eu estou à disposição.”
Possibilidade de estrear no sábado
“Pelo que vi, já saiu no BID e já posso ser relacionado. Vai depender do Artur Jorge, estou treinando desde segunda. Se ele achar que estou apto, estou à disposição. Ele disse que conta comigo tanto na ponta-esquerda quanto por dentro, onde o Junior Santos estava jogando. Faço essas duas funções. Agora é só trabalhar e estar pronto.”
Sonho de defender a Seleção
“Pesou, já frequentava a seleção brasileira na base. Nessa volta para o futebol brasileiro, se o Botafogo fizer um grande trabalho, a visibilidade aumenta. Espero ajudar o grupo do Botafogo em si. Se tiver essa oportunidade, vou ficar muito feliz.”
Diferenças em relação ao Matheus Martins que saiu do Brasil há dois anos e esse de hoje
“Acho que mudou um pouquinho a mentalidade no futebol europeu, tanto dentro e fora de campo. Questão de marcação e estar melhor posicionado em campo, não só atacando e podendo ajudar defensivamente também. Vejo o futebol brasileiro num nível muito alto, com grandes jogadores voltando da Europa. Creio que esse vai ser um dos Brasileiros mais difíceis que vamos ter.”
Qual título prefere conquistar pelo Botafogo neste ano?
“Cara, não vou escolher nenhuma. Pelo que Artur Jorge falou, acho que ele quer as três. Ele quer brigar por todos os títulos. Vamos brigar pelos três, sabemos que é difícil, é preciso ter elenco forte para brigar pelos três. É isso que o Botafogo está buscando: qualificar o grupo para brigar pelos três.”
Conversa com a família e sensação de voltar ao Brasil
“Conversei com a minha família, com meus pais. Aqui no Botafogo estaria feliz, perto da minha família e brigando por títulos. Quero brigar no topo, assim como o Botafogo está. Esse projeto de estar sempre no topo e de buscar a seleção brasileira, sou muito jovem. Espero dar conta do recado, dar o meu melhor. Volto com mais experiência, passei dois anos na Europa. Agora é trabalhar e estar à disposição o quanto antes possível.”
Matheus Martins já está regularizado no BID da CBF e pode legalmente fazer a sua estreia pelo Botafogo no próximo sábado (03), quando o alvinegro viaja à Goiânia para enfrentar o Atlético Goianiense, pelo Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Braz afirma que o interesse por Claudinho ainda segue