O Botafogo apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (17), no Estádio Nilton Santos, dois dos seus novos reforços para a temporada: o goleiro Léo Linck e o zagueiro David Ricardo.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Já tendo estreado pelo clube, os jogadores concederam a primeira entrevista coletiva, destacando a felicidade pela oportunidade e a motivação para buscar espaço na equipe.
Léo Linck: “O Botafogo tem se tornado um sonho para muitos jogadores”
Aos 23 anos, Léo Linck chega ao Botafogo após se destacar no Athletico-PR. Contratado por US$ 1,8 milhão (cerca de R$ 10,8 milhões), ele assinou até o fim de 2028 e reforça a briga por posição no gol alvinegro. Empolgado, ele relembrou sua admiração pelo clube e a vontade de vestir a camisa botafoguense.
— Vestir essa camisa é um sonho. O Botafogo é um clube muito tradicional, que vem de conquistas importantes. Quando surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes. Liguei para meu pai e para meu empresário e pedi para darem uma forçadinha porque eu queria vir — revelou o goleiro.
Léo também comentou sobre a forte concorrência pela titularidade e fez elogios aos companheiros de posição.
— O Botafogo tem uma história muito bonita com goleiros. Substituir o Gatito é difícil, ele é um ídolo, tem uma história linda aqui. E o John, para mim, foi o melhor goleiro do Brasil no ano passado. Sei da minha capacidade e venho para brigar por espaço. É uma disputa sadia e muito desafiadora — afirmou.
Além disso, ele destacou a importância de Alessandro Brito, diretor de futebol do clube, em sua carreira.
— O Alessandro me conhece desde os meus 12 anos, foi quem me levou para o Athletico. Ele sabe muito bem da minha capacidade e confiou no meu trabalho. Foi uma peça fundamental para que eu viesse para cá — disse.

Sobre o início de temporada irregular da equipe, Léo garantiu que o grupo está focado em dar uma resposta positiva.
— A cobrança é grande e com razão. O torcedor é apaixonado e quer sempre vencer. Sabemos que os resultados não foram os esperados, mas estamos trabalhando muito forte para melhorar. Quinta-feira temos um jogo importante contra o Racing e queremos dar essa resposta dentro de campo — finalizou.
David Ricardo: “Fácil dizer sim para o Botafogo”
O zagueiro David Ricardo, de 22 anos, foi contratado junto ao Ceará após uma temporada de destaque na Série B, onde atuou em 46 partidas. O defensor revelou que quase fechou com outro clube, mas a ligação de Alessandro Brito mudou seu rumo.
— No ano passado, a gente ficou perto do acerto, mas não deu certo. Eu fiquei com aquilo na mente. No fim do ano, estava praticamente acertado com outra equipe, mas senti algo no coração e pedi a Deus que, se algo melhor tivesse que acontecer, que acontecesse. No dia seguinte, o Alessandro me ligou e disse que queria falar comigo. Fiquei ansioso, liguei para ele e pedi para não esquecer de mim (risos). Quando veio a proposta, eu sabia que era a decisão certa. É muito fácil dizer sim para o Botafogo — contou.
David reconhece que há uma grande concorrência na defesa, mas garantiu que está pronto para ajudar a equipe.
— São quatro grandes zagueiros e ainda tem o Serafim, que é um grande jogador. Já acompanhava o Barboza antes mesmo de chegar aqui, por ser canhoto como eu. Na minha opinião, ele é o melhor zagueiro do futebol sul-americano. Quero aprender com ele e com os outros companheiros, mas também estou aqui para brigar por espaço. Quando não estiver em campo, vou torcer pelo companheiro que estiver jogando. O importante é o Botafogo — afirmou.

O zagueiro também falou sobre a responsabilidade de defender um clube que vem de temporadas vitoriosas.
— A pressão por resultados é normal quando se trata de um clube como o Botafogo. O torcedor tem razão em cobrar. Sabemos que os resultados não estão vindo como queremos, mas temos um grupo muito forte e estamos focados em melhorar. Esse jogo contra o Racing será uma grande oportunidade para mostrarmos nossa força — disse.
Por fim, David relembrou sua trajetória e dedicou esse momento à sua família.
— Comecei muito cedo, sempre na correria para realizar esse sonho. Infelizmente, perdi minha mãe há pouco tempo, mas segui trabalhando. Sei que ela está feliz por mim. Esse sonho não é só meu, é dela e do meu filho que nasceu. Quero honrar essa oportunidade — concluiu.
Próximos desafios
O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Racing, na Argentina, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. No domingo, o time encara o Vasco, em São Januário, pela última rodada da Taça Guanabara.
Leia mais: Santiago Rodríguez já está no Rio para assinar com o Botafogo