Nesta data, há 101 anos, os lendários Camisas Negras entravam de vez para a linda história do Vasco. No dia 12 de agosto de 1923, o cruzmaltino conquistava o Campeonato Carioca com seu time composto majoritariamente por negros e operários.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Para marcar a data, o clube publicou uma homenagem nas redes sociais e criou uma sessão no site oficial mostrando os jogos e os detalhes de cada jogo da campanha marcante. A área conta ainda a história de todos os jogadores que compunham o elenco.
Adão, Cecy, Negrito, Paschoal, Ramón Platero, Arlindo, Claudio, Nelson da Conceição, Pires, Arhur, Leitão, Nicolino, Russo, Bolão, Mingote, Nolasco e Torterolli. Nomes nada comuns no futebol moderno, mas que abriram as portas para que os atletas de hoje possam desfrutar da honra de jogar bola.
A importância dos Camisas Negras vai bem além das conquistas esportivas, uma vez que marcaram, também, a orgulhosa luta que o Vasco travou, e trava até hoje, contra os preconceitos, principalmente, contra o racismo. Em um futebol elitizado, os onze jogadores conseguiram superar as dificuldades e conquistarem um dos principais campeonatos da época.
Alguns meses depois, em sete de abril de 1924, o Gigante da Colina daria mais uma resposta à todos aqueles que tentavam excluir a camada mais popular da sociedade da prática do esporte: surgia, assim, a histórica Resposta Histórica. Sendo assim, cada um daqueles que lutaram naquele Carioca de 23 ficarão eternamente marcados na rica e linda história vascaína e do futebol mundial.
Leia mais: Athletico encaminha contratação de Praxedes por empréstimo.