O Botafogo visitará o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá seu início às 11h (horário de Brasília).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O Juventude vem de um momento conturbado no Campeonato Brasileiro, estando sem vencer há seis partidas. Sua última vitória foi diante do Internacional, rival local. O Jaconeiro derrotou o Colorado por 2 a 1 no estádio Beira Rio na ocasião.
Vindo de classificação na Copa do Brasil diante do Fluminense, o Juventude vive um bom momento, apesar da pouca pontuação recente no Campeonato Brasileiro. Apostando na confiança por conta desse avanço na competição eliminatória, tentará mudar a narrativa de poucos pontos diante de um grande time.
Com 22 pontos conquistados, o clube ocupa a décima terceira colocação do Campeonato Brasileiro. São apenas dois pontos separando o clube da zona de rebaixamento, cujo primeiro time dentro dela é o Corinthians, com 20 pontos. Vencer é fundamental para evitar o risco de estar nela.
O Botafogo é o atual líder do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos conquistados em 21 partidas. Nas últimas cinco partidas no torneio, foram três vitórias, um empate e uma derrota. Pontuar é fundamental para garantir a sua liderança isolada no torneio.
O clube vem de eliminação polêmica na Copa do Brasil diante do Bahia. Não só pela queda na competição, mas pela polêmica expulsão do volante Gregore, o time viveu uma turbulência na última quarta-feira (07). O baque pode afetar o desempenho da equipe diante do Juventude.
A importância de pontuar vai além de garantir a liderança, mas de evitar a liderança virtual do rival Flamengo. Com 40 pontos, três a menos que o alvinegro, o rubro-negro tem uma partida a menos. Caso Botafogo perca para o Juventude e o Flamengo vença o Palmeiras, a liderança vai ao rival.
Retrospecto
As duas equipes já se enfrentaram em 24 oportunidades, sendo 8 vitórias ao Botafogo, 8 empates e 8 vitórias ao Juventude. O último dos confrontos foi em 21 de abril de 2024, quando o Botafogo goleou o Juventude por 5 a 1 no estádio Nilton Santos.
O confronto é marcante historicamente por ter tido como palco a decisão da Copa do Brasil de 1999. Em duas partidas disputadas, o Juventude venceu no agregado por 2 a 1 e se sagrou campeão nacional.
Ficha técnica
Juventude x Botafogo
Campeonato Brasileiro 2024 – Vigésima segunda rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Data e Horário: 10 de agosto, 11h (Brasília)
Onde assistir: Premiere
Árbitro: Flavio Rodrigues De Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Gustavo Rodrigues De Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Prováveis escalações
Juventude: Matheus Claus; Ewerthon, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho, Jadson e Jean Carlos; Erick Farias, Edson Carioca e Gilberto. Técnico: Jair Ventura
Desfalques: Gabriel, Alan Ruschel e Lucas Barbosa (suspensos); Danilo Boza (lesão muscular); Caíque (dúvida).
Pendurados: Jean Carlos e Mandaca
Botafogo: John; Mateo Ponte, Halter (Bastos), Barboza e Cuiabano; Gregore (Allan), Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Óscar Romero (Matheus Martins) e Thiago Almada (Carlos Alberto); Savarino e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Desfalques: Damián Suárez (afastado); Luiz Henrique e Tchê Tchê (suspensos); Tiquinho Soares (dúvida).
Pendurados: Damián Suárez, Mateo Ponte, Jeffinho, Lucas Halter, Savarino, Patrick de Paula, Júnior Santos e Marçal.
Leia mais: Fluminense anuncia que Fred não é mais diretor do clube