Nesta quarta-feira (25), Joel Santana, conhecido carinhosamente como “Papai Joel”, celebra 76 anos de vida.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Ícone do futebol brasileiro, sua trajetória marcante como jogador e técnico o consagrou como uma das maiores figuras do esporte nacional.
Como atleta, Joel teve passagens notáveis por Olaria e Vasco, onde foi campeão brasileiro em 1974. No entanto, foi na função de técnico que ele escreveu seu nome na história do futebol. Com uma carreira que se estendeu de 1981 a 2016, Joel dirigiu os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo, além do Boavista, acumulando conquistas memoráveis.
Entre os títulos mais expressivos estão:
- Campeonato Brasileiro (2000) e Copa Mercosul (2000) pelo Vasco.
- Campeonatos Cariocas por Vasco (1992, 1993), Fluminense (1995), Flamengo (1996, 2008) e Botafogo (1997, 2010).
Sua habilidade em reverter cenários adversos ficou evidenciada em 2007, quando assumiu o Flamengo na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e levou o clube a uma vaga na Libertadores. No ano seguinte, Joel conquistaria mais um Campeonato Carioca pelo rubro-negro.
Nesta data especial, Joel recebeu uma homenagem emocionante de Romário, que reconheceu seu legado no futebol brasileiro:
“Hoje é aniversário do Papai Joel! Espero que as futuras gerações valorizem e celebrem o legado de um dos maiores treinadores da nossa história. Parabéns, parceiro!”, escreveu o eterno camisa 11 em suas redes sociais.
Outro grande nome do futebol, Bebeto, também exaltou Joel:
“Você é merecedor de todas as homenagens. É um prazer estar aqui celebrando sua história”, destacou o tetracampeão.
Eternizado na Calçada da Fama do Maracanã, Joel Santana expressou sua emoção com a homenagem:
“Foi a maior homenagem da minha vida, no maior estádio do mundo. Só não podemos esquecer que nós, brasileiros, somos bons e vamos continuar provando isso.”
Aos 76 anos, Joel Santana permanece como um símbolo de resiliência, competência e paixão pelo futebol. Um nome que nunca será esquecido pelos amantes do esporte.
Leia mais: Gatito Fernández é anunciado pelo Cerro Porteño, do Paraguai