Andrés Iniesta anunciou sua aposentadoria na segunda-feira (7). Nesta terça-feira (8), clubes como Barcelona e Real Madrid prestaram homenagens ao ex-jogador de 40 anos. Ele foi revelado nas categorias de base do clube catalão, onde disputou 674 jogos.
“Iniesta, seu futebol será sempre infinito”, escreveu o Barcelona em suas redes sociais.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Iniesta também recebeu homenagem do Real Madrid, apesar da rivalidade com o Barcelona.
“Andrés Iniesta enriqueceu o esporte através de seu futebol e de seus valores, além dos inúmeros troféus que conquistou ao longo de sua carreira. Seu gol icônico na final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, permanecerá para sempre na memória de todos os torcedores espanhóis. O Real Madrid deseja a ele e à sua família muita sorte neste novo capítulo da sua vida”, escreveu Real Madrid nas redes.
Neymar, por sua vez, postou em sua rede social uma foto prestando uma homenagem ao craque, com quem jogou junto no Barcelona.
“O melhor meio campista que eu pude compartilhar momentos incríveis. Foi um prazer brincar com você. Tivemos muitos dias de alegria! Amigo, te desejo tudo de bom para o que estar por vir. Lenda”, disse na descrição.
O meia jogou pelo Barcelona por 16 anos, entre 2002 e 2018. Assim, no clube espanhol, foram 674 jogos oficiais, com 57 gols e 135 assistências. São 32 títulos, incluindo quatro Ligas dos Campeões, nove Campeonatos Espanhois, três Supercopas da Espanha, seis Taças da Espanha e sete Supertaças da Espanha.
Neymar atuou junto com o craque por quatro anos, entre 2013 e 2017. Foi um dos anos mais vitoriosos da carreira do craque brasileiro, onde chegou a estrelar um brilhante ataque com Messi e Suárez.
Além do sucesso pelo clube catalão, Iniesta venceu três títulos com a seleção da Espanha. Foi bicampeão da Eurocopa (2008 e 2012) e peça importante na inédita conquista da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Inclusive, o meia marcou o gol do título na decisão diante da Holanda. Dessa forma, foram 131 jogos pela seleção espanhola, com 24 gols marcados.
Iniesta também teve passagens pelo Vissel Kobe, do Japão e no Emirates, dos Emirados Árabes.
Treinador
Nesta terça-feira (8), ocorreu um evento com personalidades do Barcelona e do futebol espanhol, Andrés disse que irá seguir carreira no futebol, mas como treinador.
“O futebol termina nesta fase, mas o jogo continua. Não posso estar muito longe do futebol, tem sido a minha vida e continuará sendo. Estamos trabalhando em diferentes projetos. E já estou iniciando o curso como treinador. O resto é história: títulos, derrotas, momentos ruins… mas orgulho e nunca desistir é o que me deixa feliz. Queria ter jogado até os 90, mas estou feliz por ter realizado o sonho de ser jogador”, disse.
“Gostaria de voltar ao Barça. Quem marcou este clube tem que estar lá, mas tem que estar com condições. Cada profissional é único. O meu perfil de trabalho será o perfil do Iniesta”, finalizou.
Leia mais: Conmebol define palco da final da Sul-Americana 2024