Igor Jesus e Luiz Henrique podem sair do Botafogo no final da temporada. A dupla só deve permanecer caso o Glorioso vença a Libertadores e conquiste o direito de participar do Super Mundial de Clubes. Caso perca a Libertadores, pode significar o adeus das importantes peças.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Segundo o “UOL”, John Textor, dono da SAF do clube carioca, deseja que a dupla se transfira para o Lyon, o que reforçaria o clube francês e aumentaria o valor de mercado dos atacantes, já pensando em uma futura venda. A intenção é fortalecer o elenco do clube francês, que não conquista um título nacional há 16 anos. Além disso, não conseguiu se classificar para a Liga dos Campeões nos últimos anos.
Textor deseja a valorização dos atacantes no cenário internacional, com um aumento considerável de preço com possíveis transferências para outros mercados. No entanto, se o Botafogo se classificar para o Super Mundial, Igor Jesus, Luiz Henrique e Thiago Almada permanecem para disputar a competição.
O novo torneio da FIFA dará oportunidade para os times de fora da Europa se mostrarem no mercado internacional. A ideia do Botafogo para Luiz Henrique, que estava no Real Betis, sempre foi devolvê-lo à Europa em um futuro breve. A passagem dele pelo Glorioso foi desde o início planejada como uma ponte para levá-lo ao Lyon driblando algumas restrições do Fair Play Financeiro.
Por outro lado, o projeto de Igor Jesus era diferente e visto como um reforço somente para o Botafogo. Em contrapartida, o desempenho criou um futuro ambicioso e mudou os planos do atacante, que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Contratos
Os dois jogadores, ambos de 23 anos, têm contratos longos com o Botafogo, mas podendo ser repassados para o Lyon: Igor Jesus tem vínculo até dezembro de 2027 e Luiz Henrique até dezembro de 2028. O último, inclusive, foi convencido a acertar com o Fogão com a justificativa de que depois seria repassado ao Lyon.
Luiz Henrique ocupa a terceira posição do ranking, comprado junto ao Betis-ESP, em janeiro, por R$ 106,6 milhões.
Já Igor Jesus chegou sem custos ao Botafogo em julho deste ano, já que o vínculo dele com o Shabab Al-Ahli, terminou. Portanto, ele pôde assinar pré-contrato e fechar com o clube carioca, que só precisou pagar luvas, de valores não revelados.
Próximo confronto
O próximo jogo do Botafogo será contra o Criciúma. A partida será realizada no dia 18 de outubro, sexta-feira, no Engenhão. A bola rola às 20h (de Brasília).
Glorioso atualmente
- Campeonato Brasileiro: 1° colocado
- Libertadores da América: classificado para as semifinais (contra o Peñarol-URU)
- Copa do Brasil: eliminado nas oitavas de final
Leia mais: Brasil pode terminar em segundo lugar nas Eliminatórias ainda hoje