Um dos grandes nomes da história do São Paulo, do Fluminense e do futebol brasileiro,Telê Santana (1931-2006) estaria comemorando seu aniversário de 94 anos neste sábado (26).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
O “Fio de Esperança”, assim apelidado pelo jornalista e torcedor ilustre do Fluminense Nelson Rodrigues, foi um grande ponta-direita pelas cores do Tricolor. Telê marcou 165 gols, empilhou taças e se mantém como o atleta recordista de jogos pelo clube carioca até os dias de hoje, com 557 partidas.
Apesar da brilhante carreira como jogador, Telê Santana fez seu nome como treinador. Começou na beira do campo pelo próprio Fluminense em 1969, conquistando Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Depois, em 1971, campeão brasileiro pelo Atlético Mineiro. Também trouxe títulos estaduais para Grêmio e Flamengo, respectivamente, em 1977 e 1989.
Já pelo São Paulo, Telê foi transformativo. O treinador foi campeão brasileiro em 1991 e bicampeão da América e do Mundo entre 1992 e 1993, derrotando Barcelona de Cruyff e Milan de Capello. Assim, o principal responsável pela mudança de patamar do Tricolor Paulista entre os clubes do futebol brasileiro e mundial.
Insucesso de Telê Santana na Seleção:
No entanto, Telê Santana não obteve o mesmo sucesso pelos clubes na Seleção Brasileira. Em 1982, o Brasil era encantador, mas logo caiu para a Itália na segunda fase da Copa do Mundo. Na copa de 1986, a trajetória brasileira foi mais longa, caindo nos pênaltis para a França nas quartas de final.
Por fim, Telê teve sua saúde debilitada em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) em 1996, que fez o treinador se afastar definitivamente do futebol. Em 2006, 10 anos depois, faleceu diante das consequências graves de saúde que vinha enfrentando.
Clubes da carreira de Telê Santana pelo futebol, São Paulo e Fluminense se enfrentam neste domingo (27), pela 17° rodada do Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Paquetá será absolvido de caso em apostas, segundo jornal
0 Comentários