Nessa sexta-feira (16) completa-se um ano da chegada de Dimitri Payet, meia-atacante francês, ao Vasco da Gama. O jogador desembarcou no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 2023 e foi recebido por mais de cinco mil torcedores no aeroporto do Galeão.
Dono da camisa 10 do clube desde sua chegada, o atleta completa um ano de trajetória em São Januário contando com lesões, gols decisivos, assistências e muita idolatria.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Desde sua chegada, Dimitri Payet disputou 39 partidas e marcou 4 gols, além de ter dado 9 assistências. Apesar dos números discretos, o jogador mostrou toda a sua qualidade pelo Vasco nesse seu tempo em campo.
Costumeiramente elogiado por comentaristas e narradores, o francês logo tornou-se xodó da torcida com suas demonstrações de talento. Coordenando o meio-campo da equipe, foi parte crucial da equipe que garantiu a fuga ao rebaixamento na temporada 2023.
Em 2024, conviveu com muitas lesões e teve dificuldades para se firmar. Mesmo assim, vive um ano garçom, com 8 passes para gol. É o assistente máximo do Vasco na temporada e desde que fez sua estreia pelo clube.
Uma característica de Payet tem sido sua qualidade na bola parada. Já deu algumas assistências assim e também marcou um gol, este contra o América Mineiro, em São Januário, ainda pelo Campeonato Brasileiro de 2023.
Outra marca da sua passagem pelo Vasco tem sido o relacionamento com as raízes históricas da equipe. Costumeiramente se conecta com a vasta tradição de Roberto Dinamite, camisa 10 histórico do clube, o homenageando e até personificando momentos vividos pelo atacante nos seus tempos áureos.
Certamente, a camisa 10 do Vasco da Gama tem se tornado ainda mais simbólica nessa inusitada combinação de França e Brasil.
Leia mais: Torcedor argentino faz gestos racistas contra Cruzeiro