Grêmio e Fluminense abrem as oitavas de final da Copa Libertadores com um duelo de brasileiros. A equipe gaúcha recebe o Tricolor Carioca no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). Os gremistas não conseguiram recuperar o seu estádio, abalado com as enchentes do Rio Grande do Sul, para este compromisso. Já o time carioca poderá fazer o choque da volta, na próxima semana, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Para o Grêmio estar nas oitavas de final, com certeza é uma prova de determinação. O time jogou os últimos jogos da primeira fase depois de um longo período sem treinos por conta das enchentes em seu estado. Conseguiu passar de fase em 2° lugar e chega sonhando alto. Também é a única chance de título que ainda resta na temporada ao campeão gaúcho. Isso porque luta na parte intermediária da tabela do Brasileirão e caiu para o Corinthians na Copa do Brasil nos pênaltis.
Já o Flu não teve dificuldade para se classificar no campeonato, ficando em primeiro do grupo. Mas é preciso seguir na disputa, pois a Libertadores se tornou a única esperança de título em um ano que não vem sendo nada fácil. O time é o atual campeão da Libertadores e sequer foi finalista do Campeonato Carioca, caiu para o Juventude nas oitavas de final da Copa do Brasil e luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O time tenta virar a página para a Conmebol Libertadores, competição que está invicto há 14 partidas.
Curiosidades
Há onze anos atrás, em 2013, as equipes se encararam em duas oportunidades na fase de grupos.
O primeiro duelo aconteceu no dia 20 de fevereiro, quando o Grêmio venceu o Fluminense por 3 a 0 no Engenhão, com gols de Hernán Barcos, André Santos e Eduardo Vargas. No jogo de volta, no Rio Grande do Sul, as equipes empataram por 0 a 0. Naquela temporada, as duas equipes avançaram para os mata-matas, mas desde então, não se enfrentaram novamente na competição. Neste intervalo, ambos conquistaram a América, o tricolor gaúcho venceu em 2017 e o tricolor em 2023.
No total são 84 partidas disputadas entre as equipes. São 40 vitórias do Grêmio, 21 empates e 23 vitórias do Fluminense.
Grêmio
Diego Costa é desfalque certo, com desconforto na região do púbis. O zagueiro Kannemann é dúvida, o que pode gerar uma mudança de esquema. Se Renato mantiver a linha de três defensiva, Geromel e Gustavo Martins são opções. Pavón entra em caso de troca para quatro defensores. Braithwaite deve seguir como titular. Carballo tem negociação com o New York Red Bulls, dos Estados Unidos, e fica fora.
Provável escalação
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Pavon (Kannemann), Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Desfalques: André Henrique e Diego Costa (lesionados); Rafael Cabral, Rodrigo Caio e Edenilson (não inscritos nesta fase) Carballo (negociação).
Pendurados: Ninguém
Fluminense
O técnico Mano Menezes não poderá contar com Kevin Serna, Nonato, Marcelo, Cano, Marquinhos e Diogo Barbosa, ambos lesionados. Esquerdinha deve ser titular na lateral-esquerda. Na zaga, Thiago Silva, que não atuou contra o Vasco, volta ao time para jogar ao lado de Thiago Santos. Keno está cotado para começar no ataque com Arias e Kauã Elias. Ignácio terá que cumprir suspensão por uma expulsão quando ainda defendia o Alianza Lima.
Provável escalação
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Esquerdinha, André, Alexsander, Ganso, Arias, Keno e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.
Desfalques: Nonato (em transição), Serna (incômodo na panturrilha), Marcelo (lesão muscular), Diogo Barbosa (lesionado), Marquinhos (lesão na coxa) e Cano (traumatismo no pé).
Pendurados: Ninguém
Ficha técnica
Grêmio X Fluminense
Conmebol Libertadores – Oitavas de final – Jogo de ida
Data e horário: 13 de agosto de 2024, às 19:00h (horário de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
ONDE ASSISTIR: ESPN e Disney +.
Leia mais: Lendário esquadrão dos Camisas Negras completa 101 anos