O elenco sub-20 do Flamengo venceu o também sub-20 elenco do Olympiacos no Maracanã por 2 a 1 e conquistou de forma inédita o campeonato Intercontinental sub-20.
O torneio é uma colaboração da UEFA e da CONMEBOL, entidades esportivas máximas da América do Sul e da Europa, respectivamente. Trata-se de uma espécie de supercopa entre os campeões da UEFA Youth League e da Copa Libertadores sub-20.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O confronto teve mais de 33 mil torcedores presentes para prestigiá-lo. Destes, modestos 10 torcedores pertenciam à bancada que estava apoiando a equipe grega. Este pequeno contingente representou os torcedores da equipe.
Dentro de campo, apesar do baixo nível técnico, viu-se duas equipes muito comprometidas com o desempenho. O Olympiacos foi quem teve a bola durante a maior parte do jogo, atacando com grandes quantidades de jogadores.
Apesar da dificuldade, o Flamengo mostrou boas credenciais ainda na primeira etapa da partida, especialmente com a qualidade do meia Mateus Gonçalves, que apesar da idade sub-20 é parte do elenco profissional do clube.
O segundo tempo, iniciado com o placar ainda zerado, reservaria mais emoções do que primeiro. O gol que deu início aos trabalhos saiu em favor do Olympiacos. Argyrios Liatsikouras empurrou a bola ao fundo das redes em jogada confusa.
Demorariam pouco mais de vinte minutos para que o Flamengo encontrasse a reação. Essa veio quando Caio Garcia achou o gol. O meia, que entrou durante a segunda etapa da partida, finalizou num rebote de bola espirrada na área grega e encontrou o fundo das redes.
Desse momento do gol em diante, o Flamengo se encontraria mais confortável para avançar ao ataque e voltaria a pressionar a defesa grega. Tal pressão somente resultaria em gol para a vitória já aos três minutos de acréscimo, quando Henrique Teresa, atacante que também entrou na segunda etapa, finalizou com categoria.
Com a conquista do Intercontinental, o Flamengo torna-se o primeiro clube do futebol brasileiro a conseguir a honraria. Além disso, torna-se o primeiro clube do país a ter conquistado um torneio de peso mundial tanto no futebol profissional quanto no de base.
Essa foi somente a terceira edição da competição, o que coloca o Flamengo num grupo seleto de equipes já campeãs da competição. O título é o segundo conquistado por Filipe Luís desde que assumiu cargo de treinador nas categorias de base rubro-negras. Ele já havia sido campeão carioca em cima do Vasco há alguns meses.
O rubro-negro agora focará na disputa do Campeonato Brasileiro sub-20, onde voltará a campo na próxima quinta (29) para receber o Fortaleza em casa.
Leia mais: Palmeiras goleia o Cuiabá com show de Estêvão e segue na briga pelo Brasileirão