A noite da última quinta-feira (11) foi de derrota rubro-negra no Maracanã. O Flamengo foi derrotado por 2 a 1 para o Fortaleza, com gols marcados por Pedro (Flamengo), Wesley (Flamengo) (contra) e Lucero (Fortaleza).
O confronto garantiu a perda da liderança do Campeonato Brasileiro para o clube carioca, que foi superado pelo rival local Botafogo.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O confronto valia justamente a manutenção da liderança para o rubro-negro. Ao Fortaleza, valia a oportunidade de se aproximar do g-6 do Campeonato Brasileiro.
Os mais de 57 mil torcedores presentes no Maracanã esperavam um bom confronto e essa expectativa certamente foi atendida.
Como foi o jogo?
A partida foi movimentada do começo ao fim. Se viu dois ataques extremamente velozes e duas defesas muito acionadas.
Demorariam 11 minutos para que o placar fosse aberto. Breno Lopes bateu escanteio e o lateral-direito Wesley, do Flamengo, cabeceou contra o gol de Rossi.
A resposta viria pouco mais de 20 minutos depois, quando Pedro teve pênalti a favor do Flamengo para bater e converteu a oportunidade.
A ida ao intervalo teria duas equipes muito contentes com seus desempenhos, mas cobrando mais concentração na defesa.
Essa cobrança era pertinente, pois a ausência dessa concentração fez o Flamengo sucumbir em gol de Lucero já na segunda etapa. O argentino aproveitou bom passe de Pochettino para finalizar da entrada da área e garantir a vitória.
O que falaram os treinadores?
Tite
Análise sobre a derrota: “Estou muito triste, chateado. O sentimento do torcedor, eu estou sentindo. Como responsável, tenho que analisar o contexto todo. Se estivéssemos no início e ficássemos: “Vamos fazer nove jogos sem o potencial técnico total, vamos vencer cinco, empatar duas e perder duas, com essa pontuação…”. Hoje continuo triste. Sentir a derrota faz parte de uma equipe vencedora, ela reverte no dia a dia. Derrota doída. Porém, o contexto todo deve ser avaliado.”
Análise sobre o primeiro gol sofrido pelo Flamengo: “Quando a gente está no ar, o que acontece quando há um toque? O lance foi falta, categoricamente foi falta. Estou falando como, tenho experiência como professor e jogador, foi falta. Há desequilíbrio do atleta. É notório. Foi falta. Não é problema da Edina, ela precisa ser ajudada. Caio Marques, interpretação, foi falta. Deveríamos ter feito gol. Deveríamos ter transformado em gol as oportunidades, precisão maior, bola bateu na trave e também isso.”
Análise sobre Gerson em nova posição: “A gente tem que cuidar quando fala em cima do momento. Estou falando isso porque lembro de ter reconhecido o Gerson pela necessidade de jogar em várias posições, coringa. Enalteci ele por isso. Onde mais produz é do lado direito, sim. Mas a necessidade da equipe faz você executar em outras funções. Como meia, segundo meio-campista, também já jogou. Conversei com ele. Ele disse: ‘Professor, sei como você está sem dormir’. Porque um machuca, tem gente fora. Não estou colocando para dramatizar. Estou passando para o torcedor porque ele merece a informação de quanto nós nos propomos, mesmo numa posição que não é o melhor, (o jogador) vai lá e faz.”
Juan Pablo Vojvoda
Análise sobre a vitória: “Me sentia forte para ganhar hoje. Flamengo é um bom time, os jogadores têm qualidade, também o treinador, uma torcida muito grande. Mas nós estamos em um momento importante, temos uma sequência de trabalho, uma estrutura que sustenta essa qualidade. Falei com os meus jogadores, que eles também são talentosos e têm trabalho. Por isso, acho que fizeram uma partida para merecer esse resultado.”
Importância do resultado: “Essa vitória é importante porque são três pontos para o Brasileirão. Quanto jogamos com o Palmeiras, ou com outro time, no Brasileirão são três pontos. Se você ganha de Flamengo ou Palmeiras, não ganha um ponto extra, são os mesmos três pontos de qualquer jogo. Máximo respeito a todos os times do Brasileirão. Conseguimos uma grande vitória. Sabemos que jogamos contra o primeiro da tabela, mas me sentia forte e os jogadores estavam convencidos de que podíamos fazer uma partida como a que fizemos.”
Próximos desafios
O Flamengo voltará a campo somente no próximo dia 20, quando receberá o Criciúma nesse mesmo Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, por sua vez, volta a campo na próxima quarta (17), quando recebe o Vitória pelo Campeonato Brasileiro.