O Flamengo anunciou na manhã da última segunda-feira (30) a demissão de Tite, que balançava no cargo há algum tempo. Além disso, o clube também revelou que Filipe Luís, multicampeão rubro-negro enquanto jogador, assumiria interinamente o posto.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O nome de Filipe surgiu na mira do profissional há algum tempo, quando Tite já estava sob pressão, mas o ex-lateral recusou. Agora, após excelente campanha nas categorias de base do Mais Querido, ele inicia seu primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional.
Como técnico, ele dirigiu o sub-17 e o sub-20 do Flamengo, carregando um ótimo aproveitamento na bagagem, além de títulos. A ascensão meteórica impressiona, principalmente, por conta do curto período de tempo entre encerrar a carreira e surgir como técnico: menos de um ano.
Logo após pendurar as chuteiras, ele assumiu o sub-17 e implementou um estilo de jogo baseado na posse de bola e agressividade. Por lá, disputou 13 partidas, venceu 11 e perdeu apenas duas, além de vencer a Copa Rio da categoria.
A campanha fez com que Filipe passasse a comandar o sub-20 do clube, onde também deixou sua identidade, a partir de junho deste ano. Nesse período de cerca de quatro meses, disputou 17 partidas, vencendo 11, empatando duas e perdendo quatro. O ídolo consagrou seu trabalho conquistando o Mundial da categoria, contra o Olympiacos, no Maracanã.
Agora, Filipe Luís chega para recuperar o vestiário da equipe principal. Sua capacidade de se conectar com jovens e sua amizade com os ex-companheiros farão com que o craque tenha uma facilidade maior de se comunicar com os subordinados.
Leia mais: Flamengo: Queda na Libertadores impactou no orçamento