Em entrevista exclusiva cedida para o BTB Sports, o técnico Vasco Faísca, do Puerto Cabello, da Venezuela, falou, dentre vários assuntos, sobre enfrentar o Vasco no grupo G da Copa Sulamericana.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads
Português de 44 anos, Vasco Faísca é um técnico considerado jovem e comanda uma equipe que vive um momento de ascensão, estando prestes a viver, historicamente falando, uma de suas primeiras experiências internacionais.
“Para nós, é uma grande satisfação participar dessa competição. É apenas a segunda vez que este clube vai participar neste torneio, portanto aguardamos essa participação com grandes expectativas, com grande alegria.”
Apesar de toda a euforia, há a consciência de que é um desafio difícil, que demandará muito dos comandados de Faísca.
“De antemão, sabemos que será muito difícil, pois caímos num grupo bastante complicado. Tivemos como cabeça de chave o Lanus, uma equipe argentina muito conhecida, bastante boa. Depois, o grande Vasco da Gama, um dos maiores clubes do Brasil e que, portanto, não precisa de grandes apresentações. Depois, há também o Melgar, do Peru, que é uma equipe que vem da Libertadores e que, portanto, tende a ser uma equipe também bem difícil de enfrentar.”
Mesmo com o entendimento de dificuldade, Vasco Faísca indica que ele e sua equipe não abrirão mão da sua mentalidade, que os carregou até estarem onde estão atualmente.
“Vamos tentar aquilo que é a nossa mentalidade, que é irmos jogo a jogo acreditando que, em cada jogo, a história é diferente e que é possível vencer, mas sabemos que é muito difícil.”

Como será enfrentar o Vasco da Gama?
Além do respeito pela história do Vasco, o técnico do Puerto Cabello sinalizou outro ponto relevante para seu enfrentamento com o cruzmaltino.
“Jogar contra o Vasco da Gama é engraçado por dois motivos. Primeiro de tudo, é um prazer e uma honra jogar contra um clube tão grande. Isso, por si só, já vai ser um prazer. Depois, um clube que tem o meu nome, afinal também me chamo Vasco.”
Além da similaridade com seu nome, Vasco apontou todo o impacto histórico do cruzmaltino para a cultura portuguesa como sendo algo que o motiva a enfrentar a equipe.
“Sei que a história do Vasco está ligada aos portugueses. Em primeiro lugar, no nome, tendo, no nome do clube, o nome de um grande navegador português que chegou à Índia em 1498. Depois, naquilo que também já li e que eu me informei, que o Vasco da Gama teve, na sua origem, pessoas portuguesas que, em 1898 fundaram o clube, dando o nome do grande navegador português em homenagem a este. Portanto, para mim, que sou português, poder enfrentar este grande clube que tem esta particularidade, que também tem o meu nome, vai ser um motivo de maior interesse ainda para mim e, portanto, também de prazer e de honra.”
O quão relevante para sua carreira será disputar uma Sulamericana?
Jovem na profissão, Vasco Faísca destacou positivamente a oportunidade de disputar uma competição internacional.
“Bom, eu não diria que é um sonho, mas é, sem dúvida nenhuma, um momento alto na minha carreira enquanto treinador. Ainda sou um jovem treinador. É a primeira vez que, como treinador de um clube, vou participar numa competição internacional, portanto é uma realização pessoal muito grande.”
Não só pela parte esportiva, mas por poder visitar outras cidades, Vasco Faísca mostra-se animado pela oportunidade de disputar a Copa Sulamericana pelo Puerto Cabello.
“Vai ser também um prazer enorme para mim ir, pela primeira vez, para o Brasil. Nunca tive essa possibilidade, ainda mais ir à Cidade Maravilhosa, que é o Rio de Janeiro. Espero que a gente possa se encontrar aí, que possa ser um bom jogo, que o público possa desfrutar, mas, claro, neste caso, espero poder sair daí vencedor, que é o objetivo de todas as pessoas que participam no futebol.”
Quando serão os enfrentamentos entre Vasco e Puerto Cabello?
As equipes se enfrentam em duas oportunidades na fase de grupos da Copa Sulamericana. A primeira delas será em mando de campo favorável ao Vasco, no próximo dia 09/04, em São Januário. Esse confronto valerá pela segunda rodada da fase inicial da competição.
O segundo desses confrontos será no dia 07/05, em mando de campo favorável à equipe venezuelana. Ele será disputado no estádio La Bombonerita, situado na cidade de Puerto Cabello, na Venezuela. Esse confronto valerá pela quarta rodada da fase inicial da competição.
Leia mais: CBF retoma interesse e volta a conversar com Carlo Ancelotti
0 Comentários