O elenco de basquete do Vasco, o R10 Score Vasco da Gama, se reapresentou na última sexta-feira (28) e teve o seu primeiro contato com a imprensa antes do início da temporada 2024/25 do NBB.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
O time fez um treino numa atividade aberta à imprensa, que contou com a presença da reportagem do BTB Sports. Após a atividade, os jogadores e membros da comissão técnica cederam entrevistas e falaram sobre os mais variados assuntos.
Evolução de uma temporada para a outra
Léo Figueiró, treinador do time, celebrou muito o fato de ter um início de temporada mais tranquilo em relação ao que foi o ciclo passado, mas manteve o pé no chão quanto à próxima temporada, indicando que é um trabalho ainda em andamento.
“É muito bom. ano passado a gente estava aqui procurando quadra, procurando bola, ajeitando piso, procurando vestiário, comprando quadro negro, tendo que fazer tudo do zero realmente. Esse ano estava tudo pronto, a gente pôde focar dentro da quadra, nas contratações. a tendência é que cada ano fique mais tranquilo, a gente possa focar mais no que é o basquete, coisa que ano passado não foi possível.”
O treinador também falou sobre a mescla de jogadores jovens e experientes no elenco. Hoje, o Vasco conta com os experientes Marquinhos e Jamaal na liderança técnica da equipe, ambos com 39 anos de idade.
“Eu acho que idade é posto nesse sentido. Eu acho que os mais velhos têm um papel importante na liderança da equipe. eu compartilho essa liderança com eles. A gente tem o privilégio de jogar com o Marquinhos, um ala que é inquestionável nos últimos dez anos do basquete. É o cara que foi o melhor lateral do país. Jamaal, um cara decisivo, que já viveu muita coisa nesse basquete. Então, não é que a gente impõe isso, mas a gente recomenda sempre que seja uma conversa aberta e que os mais novos escutem realmente os mais velhos e se aproveitem desse privilégio. Ás vezes, os mais velhos são chatos, né? Pegam no pé. Eu até brinco com eles (mais novos), que bom que tem um Marquinhos pegando no seu pé, tem um Jamaal te orientando. Acho que isso é um fator de crescimento e eles trazem a energia pro treino, o vigor, e os mais velhos trazem a experiência, sabendo dosar isso e ensinar eles a hora de correr, a hora de frear, a hora de ser mais cerebral, a hora de ser mais intenso, então é uma mescla boa.”
Marquinhos, ala e referência do time, falou um pouco sobre o que o mantém ambicionado a performar bem mesmo numa idade mais avançada.
“Inúmeras coisas. Vir aqui em São Januário é sempre especial. Ter todo o carinho da torcida, o tanto que a torcida apoia. Acho que ano passado foi lindo como a torcida abraçou o time voltando de inatividade de um longo período no NBB. Foi tão bonito o que a gente viveu no ano passado então acho que minha motivação maior é essa, de estar jogando em alto nível, de ter um elenco mais encorpado do que o da temporada passada. A gente conseguiu algumas contratações que se encaixam direito, que se encaixam no que o Léo quer para jogarmos ofensivamente e defensivamente. Vamos ver se a gente consegue um g-4, beliscar uma semifinal, por que não uma final? Por que não pensar num ginásio maior para final, num Maracanãzinho? Então essa é a ambição, sempre pensando alto.”
A estreia do R10 Score Vasco está prevista para o dia 12 de outubro, quando receberão o rival Flamengo no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Será o começo de um novo ciclo de temporada para o cruzmaltino, a segunda após seu retorno à elite.
Leia mais: Corinthians finaliza preparação para clássico contra São Paulo