O atacante Éder anunciou a aposentadoria dos gramados de forma oficial na manhã desta terça-feira (30).
O jogador fará a sua última partida pelo Criciúma no próximo sábado (03), válida pelo Campeonato Brasileiro.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
“Hoje é um dia especial, comunico a vocês que tomei a decisão de sábado, contra o Atlético-MG, fazer a minha última partida como atleta profissional e como jogador do Criciúma. Isso levou algum tempo, desde antes do jogo contra o Botafogo eu externei a minha vontade ao presidente. Do sacrifício que estava fazendo para chegar nos jogos do modo que eu gostaria. Depois do jogo contra o Corinthias, tive uma reunião com o mister Tencati e isso foi amadurecendo até eu chegar nessa decisão.” disse Éder, em coletiva de imprensa.
Éder teve seus primeiros passos como atleta profissional no Criciúma antes de rumar ao futebol europeu. Seu tempo no futebol do exterior o fez se naturalizar italiano, inclusive disputando competições pela Seleção Italiana.
Em 2021, optou pelo retorno ao Brasil, quando defendeu as cores do São Paulo. Esteve no Tricolor até o final de 2022, quando decidiu pela saída.
Em 2023, optou pelo retorno ao clube que o revelou e, de lá para cá, conquistou o bi-campeonato estadual, a Recopa Catarinense e o acesso para a Série A.
Contra o Flamengo, há duas partidas, Éder rompeu a marca das 100 partidas pelo Criciúma, se somadas as suas duas passagens pelo Tigre.
“O filme da minha carreira não poderia ser melhor. Comecei aqui, girei muito, 13, 14 anos fora do Brasil, pra hoje o filme estar encerrando da melhor forma possível. Foi intenso esse ano e meio. Em pouco tempo consegui, junto ao grupo, coisas que eu nunca poderia imaginar. A todos dentro do clube e a torcida maravilhosa que me recebeu, é um final que deixa meu coração tranquilo. Entreguei o máximo que poderia entregar. Fico feliz por esse momento especial, mas nessa semana vou continuar firme e forte para sábado, com todo o elenco, conseguir fazer um grande jogo contra o Atlético-MG.” disse Éder, em entrevista coletiva pela sua aposentadoria.
O presidente Vilmar Guedes, do Criciúma, confirmou via entrevista coletiva que Éder assumirá um cargo na diretoria do clube.
“Pós-jogo contra o Atlético-MG, Eder vai assumir a superintendência de futebol do Criciúma, o cargo mais alto do futebol. Tenho certeza absoluta que vai fazer a diferença, nos ajudar a manter o Criciúma na elite do futebol brasileiro.” disse Guedes.
O confronto do próximo sábado será disputado no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, Santa Catarina. Será a oportunidade do Criciúma conquistar pontos para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Fluminense acerta a contratação de Facundo Bernal