A FIFA convidou a CBF para testar o “Football Video Support” (FVS) no Brasil, tecnologia mais conhecida como desafio de vídeo. A partir da próxima semana, a Confederação vai estrear o funcionamento nas quartas de final da Copa do Brasil feminina e nas semifinais da Copa Paulista.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Com o FVS, o treinador poderá solicitar até dois pedidos de revisão se entender que houve erro em situação de gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado. Com o pedido, o árbitro vai até a cabine e revisa o lance. Se o desafio foi bem-sucedido, o técnico não perde a solicitação usada.
Para solicitar a revisão de um lance, o técnico precisará fazer um gesto com a mão: um giro com o dedo indicador e entregar um cartão ao quarto árbitro. Os jogadores podem chamar a atenção do treinador para algum lance, mas apenas o comandante pode acionar a arbitragem.
Convite da FIFA
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, afirmou que a FIFA convidou a entidade para realizar alguns testes, visando tornar o futebol mais justo. A ideia de Rodrigo é usar este ano para realizá-los, a fim de que sejam estudados e, se aprovados, aplicados já no próximo ano.
“O FVS é um sistema simplificado de VAR onde não há a necessidade do VOR, que seria uma cabine de VAR em um estádio ou central, onde o próprio quarto árbitro tem a condição de auxiliar o árbitro central para que essa checagem seja mais rápida e efetiva e ainda trazer o desafio para o futebol, que é algo que já está implementado em outros esportes com muito êxito” – completou o presidente.
A tecnologia será testada em, pelo menos, dez jogos em competições masculinas e femininas, como a Copa do Brasil. Para isso, os árbitros que estarão presentes nas partidas já estão recebendo treinamentos nesta semana com instrutores da CBF e a FIFA.
Leia mais: Flamengo recebe Estudiantes nas quartas da Libertadores
0 Comentários