‘De volta ao lugar que eu amo’: Coutinho se declara para o Vasco

Meio-campista de 32 anos revela ansiedade em retorno ao cruzmaltino

Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama após 14 anos no futebol europeu. Em retorno por empréstimo ao clube que o revelou, o jogador foi cedido pelo Aston Villa e foi a primeira contratação do cruzmaltino para a sequência da temporada de 2024.

Formado em São Januário, Coutinho começou no Futsal do Vasco da Gama. Com pouca idade, a habilidade do ‘Pequeno Mágico’ nas quadras chamou atenção, e o atleta fez a transição para o futebol de campo, auxiliado pelo ex-jogador Zeíca.

Em 2008, ainda nas categorias de base, Philippe foi vendido para a Inter de Milão (ITA), por 3,8 milhões de euros (na época, equivalente a 10 milhões de reais), com apenas 16 anos de idade.

O meio-campista estreou no profissional no ano seguinte da venda, numa partida contra o Duque de Caxias, terminada em 0 a 0.

O primeiro gol do ‘Pequeno Mágico’ com a camisa do Vasco foi no emblemático 6 a 0 contra o Botafogo, pelo Carioca de 2010. Jogo que deixou registrado o estilo de jogador que Coutinho se tornaria na Europa, com seus dribles curtos e precisos.

A formação no futsal do Vasco lapidou a caminhada de Philippe no cenário europeu. Com a característica de um meia-atacante que caía pelas pontas, Coutinho adaptou a forma de jogo da Europa com as suas assinaturas, e brilhou nas suas passagens no futebol mundial.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagram e Youtube.

Entre Milão, Barcelona, Liverpool e Munique, o ‘Pequeno Mágico’ acumulou muitos títulos vestindo as camisas dos clubes. Pelo Bayern de Munique (ALE), chegou ao ápice do futebol europeu conquistando a UEFA Champions League, com a 10 do time bávaro.

Figurinha carimbada na Seleção Brasileira, a presença de Coutinho também foi muito importante em competições de nível continental e mundial. Esteve com a amarelinha na Copa do Mundo de 2018, na Rússia e na conquista da Copa América de 2019.

Insatisfeito no Barcelona depois da volta de empréstimo no Bayern, Philippe foi emprestado para o Aston Villa até o fim da temporada europeia de 2022. A pedido de seu ex-companheiro de Liverpool Steven Gerrard, técnico do Villa na época, Coutinho chegou no time inglês com opção de compra no contrato.

Mágico em sua passagem por Birmingham, o Aston Villa acionou a cláusula de compra do atleta por 20 milhões de euros (R$112 milhões), e Coutinho se transferiu em definitivo para o Aston Villa, com contrato até junho de 2026.

Com poucas oportunidades na reformulação do time inglês na temporada 2022-23, em setembro de 2023, Philippe Coutinho foi emprestado para o Al Duhail (QAT).

Em maio, Coutinho rescindiu com o clube catari e um retorno ao Vasco ficou próximo. Após especulações, os rumores ficaram cada vez mais fortes com a chegada do jogador ao Rio de Janeiro, mês passado.

Precisando somente do aval do Aston Villa, nessa quarta-feira (10), Philippe Coutinho foi anunciado nas redes sociais do cruzmaltino. No retorno do ‘Pequeno Mágico’ a São Januário, o atleta vestirá a camisa 11 e projeta sua volta com grande expectativa.

“É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo.”

Leia mais: Souza assina com Vasco até dezembro de 2025

- Anúncio -spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img