Crystal Palace é rebaixado de competição europeia por ter John Textor como sócio

2 min


0
Share via
Crystal Palace é rebaixado de competição europeia por ter John Textor como sócio
Jogadores do Crystal Palace. Foto: X/@CPFC.
Jogadores do Crystal Palace. Foto: X/@CPFC.

O Crystal Palace, da Premier League, ficou com uma vaga na Liga Conferência, em vez da Liga Europa, por causa de um impedimento imposto pela Uefa. Como o empresário John Textor é o principal acionista dos dois clubes, e o Lyon também se classificou para competições europeias, a entidade não permite que ambos disputem a mesma competição. Com isso, o clube inglês acabou perdendo a vaga.

Acompanhe o BTB Sports no TwitterInstagramYoutube e Threads

A decisão foi anunciada pela Uefa nesta sexta-feira, e o Crystal Palace deve entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS). A expectativa é que o Nottingham Forest assuma a vaga na Liga Europa e deixe a Liga Conferência na temporada 2025/26. No entanto, a Uefa vai aguardar o desfecho do recurso no CAS antes de confirmar a mudança.

O Crystal Palace garantiu a vaga na Liga Europa ao vencer a Copa da Inglaterra, superando o Manchester City na final. Em entrevista à rádio TalkSport, do Reino Unido, nesta quinta-feira, John Textor declarou que não exerce influência nas decisões do clube inglês.

“Se eu tivesse uma influência decisiva, metade dos jogadores brasileiros que acabaram de vencer o PSG no Mundial de Clubes estaria no Crystal Palace no ano que vem. Mas não vemos um único jogador da nossa rede de clubes que tenha chegado ao elenco do Palace, o que me deixa frustrado com a falta de colaboração que temos conseguido com o Crystal Palace.”

A Uefa estabelece o dia 1º de março como prazo limite para que os clubes resolvam situações desse tipo, mas esse prazo não foi cumprido. Pouco mais de duas semanas atrás, John Textor fechou um acordo para vender sua participação no Crystal Palace. Os 44,9% das ações do clube inglês foram comprados por Woody Johnson, dono do New York Jets, por cerca de R$ 1,4 milhão. No entanto, a negociação ainda depende de aprovação da Premier League e da Super Liga Feminina.

A Uefa adiou a decisão sobre a exclusão do Crystal Palace da Liga Europa enquanto aguardava a definição do possível rebaixamento do Lyon no Campeonato Francês, em razão de questões financeiras. Como o clube francês teve seu recurso aceito e permaneceu na primeira divisão da Ligue 1, a entidade decidiu rebaixar o Crystal Palace nas competições europeias.

John Textor comprou sua participação no Crystal Palace em agosto de 2021. O ponto alto do clube nesses cinco anos foi o final da última temporada, quando o time de Londres venceu o Manchester City e conquistou a FA Cup, garantindo pela primeira vez na história uma vaga em uma competição da Uefa.

Leia mais: Cruzeiro fecha acordo com Flamengo por Matheus Gonçalves


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0
Share via
Crystal Palace é rebaixado de competição europeia por ter John Textor como sócio
Vinícius Araujo

Vinícius Araujo

Estudante de Jornalismo na UFRJ e cofundador do Futebol Periférico, projeto dedicado à cobertura do futebol carioca. Não há nada melhor do que falar sobre o que gostamos!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha Um Formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas que pretende verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
As Listículas Clássicas Da Internet
Contagem regressiva
As Contagens Regressivas Clássicas Da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote no Melhor Envio
Lista Ranqueada
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Youtube e Vimeo incorporam
Audio
Incorporações Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF