O atacante Kylian Mbappé, do Real Madrid, se tornou o novo acionista majoritário do Caen, da segunda divisão do futebol francês. O clube anunciou a compra em comunicado publicado nesta quarta-feira (31) nas suas redes sociais. A compra foi feita através da empresa Coalition Capital, controlada pela família do craque e comandada pela mãe, Fayza Lamari.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
A família já gerencia a carreira esportiva dos filhos, Kylian e Ethan, além de outros atletas de alto nível, uma fundação de caridade e negócios imobiliários. O valor da transação por 80% das ações do clube francês ronda os 15 milhões de euros (cerca de R$91 milhões), de acordo com o jornal francês L’Equipe.
Apesar de Mbappé ser o novo dono da instituição, anteriormente pertencentes ao grupo americano Oaktree, Pierre-Antoine Capton continua a ser acionista minoritário, com 20% do clube sob seu nome. O Caen pertencia majoritariamente ao grupo americano Oaktree, dono da Inter de Milão. Mas a empresa comunicou aos sócios que deixaria o comando do clube e começaria a procurar novos investidores.
Na temporada passada, o Caen acabou em 6° lugar na segunda divisão do Campeonato Francês, conhecida como Ligue 2. O objetivo a partir de agora da nova gestão administrada por Kylian e família é o acesso para elite.
Mbappé
Mbappé já enfrentou o Caen em oito oportunidades como jogador do Mônaco e PSG, quatro jogos por cada. No período, ele marcou sete gols e deu duas assistências, estando invicto com seis vitórias e dois empates.
Aos 25 anos, Mbappé se tornou um dos proprietários mais jovens de um clube de futebol profissional na Europa. O movimento acontece logo após a transferência do atacante para o Real Madrid, vindo de graça do PSG. Esta será a primeira vez que Mbappé irá atuar fora da França.
Kanté no Caen
N’golo Kanté, volante de 33 anos, atualmente no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, jogou pelo clube de 2013 a 2015, atuando em 81 jogos e marcou seis gols. Ele permaneceu na equipe francesa até ser comprado pelo Leicester, da Inglaterra, por 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 53,5 milhões na cotação atual).
Após uma temporada de destaque, Kanté foi levado pelo Chelsea, onde jogou por mais tempo e se consagrou na posição. Desde 2023, ele atua na Arábia Saudita.
Leia mais: Botafogo anuncia Matheus Martins, da Udinese