Em virtude da problemática pela definição da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o Corinthians decidiu entrar com uma ação no STJD (Supremo Tribunal da Justiça Desportiva) contra a CBF.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A decisão por ir ao STJD foi feita na noite da última segunda-feira (30/09). A ação vai contra a mudança de data da partida de volta da semifinal, a ser disputada na Neo Quimica Arena, em São Paulo.
Mais cedo nesta terça-feira (01), o Vasco tomou medida similar. No caso do cruzmaltino, o imbróglio é pela definição da partida contra o Atlético-MG. O caso entra nos mesmos moldes da situação do Corinthians.
O que aconteceu?
Flamengo e Atlético-MG entraram em contato com a CBF para solicitar mudança de data para as partidas de volta da semifinal da Copa do Brasil. A entidade chegou a consultar Vasco e Corinthians, clubes a serem afetados pela mudança. Ambos negaram.
Apesar das negativas, a CBF procedeu com a mudança das datas. Ambas as partidas foram adiadas para o final de semana subsequente à data original, que era em 17 de outubro, um dia após o retorno da data FIFA.
O que o Corinthians e o Vasco fizeram?
Ambas as equipes entraram com ações no STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) contra essa mudança de datas. Os clubes alegam desrespeito para com a vontade externada pelas equipes.
Confira a nota do Corinthians na íntegra:
“O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.
Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.
Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições.”