O Botafogo foi multado em R$335 mil pela CONMEBOL por conta de um caso de racismo ocorrido durante a partida contra o Palmeiras pelas oitavas de final da Libertadores. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (09).
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A entidade máxima do futebol sulamericano entendeu que as circunstâncias descritas infringem o artigo 15.2 do Código Disciplinar ao qual todos os clubes estão submetidos em competições sul-americanas.
O caso em questão foi quando um torcedor do Botafogo fez gestos racistas durante a partida contra o Palmeiras, disputada no estádio Nilton Santos. O confronto era válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
O caso aconteceu após o apito final, quando o Botafogo havia vencido o Palmeiras por 2 a 1. Dois torcedores foram flagrados fazendo gestos racistas num momento em que as duas torcidas trocavam provocações.
No dia seguinte ao ocorrido, o clube anunciou a identificação e o banimento dos torcedores envolvidos. Essa foi uma “circunstância atenuante” no entender da CONMEBOL no ato de tomar a decisão pela multa.
A punição vem em momento delicado para o Botafogo na temporada, onde passa por confusões no extracampo e busca manter o foco para competir nas duas frentes que lhe restam, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.
Leia mais: Vasco planeja festa histórica para partida decisiva