A Conmebol vem tentando resolver esta situação do jogo da semifinal da Libertadores após o ministro do Uruguai ter enviado uma nota oficial, afirmando que a partida entre Botafogo e Peñarol seria com portões fechados.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A Conmebol enviou uma nota para a associação de futebol avisando sobre a posição sobre o assunto e afirmou que eles teriam até às 10h desta terça-feira (29) para enviar um documento, por escrito, garantindo a segurança dos brasileiros no estádio se não o duelo será com portões fechados.
A entidade também menciona que 1.600 ingressos já foram vendidos para os torcedores do Botafogo e cita o fato de grande parte deles já estarem em Montevidéu. Além disso, cita que o Ministério do Interior já havia classificado outros jogos como “alto risco”, ainda assim, tomou as medidas necessárias de segurança e logística exigidas pelo regulamento.
Ignorando as exigências de segurança da Libertadores, o Peñarol comunicou que aceita a presença da torcida do Botafogo, porém o Ministério do Interior diz que não irá garantir a segurança dos botafoguenses e a decisão final fica nas mãos da Conmebol.
Com a reunião finalizada agora a pouco e sem acordo, a partida deverá ser com portões fechados ou mudar de estádio. O ministério do Interior não mudou seu posicionamento e continua com a decisão de não ter os torcedores do Fogo no jogo.
A Conmebol deve decidir em breve qual será seu posicionamento.
Nota da Conmebol
“Solicitamos que o Ministério do Interior d República Oriental do Uruguai conjuntamente com o Club Atlético Peñarol, garantam por escrito que tenham condições de segurança necessárias para a realização do encontro com a presença de ambas partes, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes de 29 de outubro, às 10h (do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva o direito de:
- Estabelecer que a partida das semifinais se jogue sem público, ou
- Transferir a partida para outro local, conforme disposto no Art. 4.2.2 del Manual de Clubes.”
CBF também entra na discussão
A CBF solicitou à Conmebol que autorize a presença de torcedores do Botafogo no confronto contra o Peñarol, marcado para esta quarta-feira, em Montevidéu, pela semifinal da Copa Libertadores. A informação é do “GE“.
O Ministério do Interior do Uruguai e a Associação Uruguaia de Futebol estão inclinados a realizar o jogo com exclusividade para a torcida do Peñarol.
No documento enviado nesta segunda-feira ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, usou o princípio de reciprocidade e mencionou o regulamento da Libertadores para reforçar seu pedido.
Os torcedores do Peñarol estiveram presentes no jogo de ida, que ocorreu na última quarta-feira e terminou com vitória do Botafogo por 5 a 0. Ednaldo Rodrigues destacou que é justo que a torcida botafoguense também tenha acesso ao estádio Campeón Del Siglo.
As autoridades uruguaias argumentam, no entanto, que não podem garantir a segurança dos torcedores do Botafogo, especialmente após os incidentes registrados no Rio de Janeiro na semana passada, que resultaram em mais de 200 uruguaios detidos e 21 ainda presos.
Com toda esta confusão e mudança de decisão, cabe a Conmebol decidir se será sem torcida ou em outro etádio do país.
Leia mais: Botafogo emite nota sobre restrição de visitantes: “Precedente muito perigoso”