Com o o brasileiro Vinicius Júnior entre os mais cotados, a revista francesa France Football divulgou nesta quinta-feira (6) que a cerimônia da Bola de Ouro de 2024 será realizada no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Os finalistas do prêmio serão anunciados em 4 de setembro. A partir deste ano, o prêmio tradicional será organizado em colaboração com a UEFA.
Serão concedidos no total dez prêmios. Os mais destacados são a Bola de Ouro, tanto para o melhor jogador masculino quanto para o feminino. Em 2023, os vencedores foram Messi, que conquistou o prêmio pela oitava vez, e Bonmatí. As novidades na lista incluem as categorias de melhor técnico no futebol masculino e melhor técnica(o) no futebol feminino.
Acompanhe a BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Vinicius Junior é apontado pela imprensa internacional como um dos favoritos a conquistar a Bola de Ouro. Na temporada 2023/24, o atacante brasileiro se destacou no Real Madrid, que sagrou-se campeão da Champions League, onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Além disso, contribuiu para as conquistas do clube na La Liga e na Supercopa da Espanha.
Ao longo da temporada, marcou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do clube espanhol. Agora, terá pela frente a Copa América, que acontece em junho e julho, pela seleção brasileira.
“Não fui campeão ainda, não tenho nenhum título pela Seleção, espero que seja agora”, disse o camisa 7, à CBF TV, e completou:
“Nós estamos nos preparando muito bem para esse momento. A geração vem muito forte para ganhar grandes coisas com a Seleção.”
A Bola de Ouro avalia o desempenho durante o período da temporada europeia, que compreende do segundo semestre de um ano até o primeiro semestre do ano seguinte. Essa é uma das mudanças implementadas desde março de 2022. A premiação é decidida por meio da votação de jornalistas dos 100 países mais bem classificados no ranking da FIFA.
Outros prêmios da cerimônia
- Bola de Ouro (masculino), para o melhor jogador da temporada
- Bola de Ouro (feminino), para a melhor jogadora da temporada
- Clube do Ano (masculino), para o melhor time da temporada
- Clube do Ano (feminino), para a melhor equipe da temporada
- Troféu Kopa, para o melhor jovem da temporada
- Troféu Yashin, para o melhor goleiro da temporada
- Troféu Gerd Müller, para o artilheiro da temporada
- Prêmio Sócrates, para iniciativas em projetos sociais
- Técnico do Ano (masculino), para o melhor treinador da temporada
- Técnico do Ano (feminino), para o(a) melhor treinador(a) da temporada