O estádio de São Januário sofreu uma redução na sua capacidade de venda de ingressos em relação ao último ano. De 2023 para 2024, mais de 4 mil assentos passíveis de venda foram deduzidos da capacidade total do estádio por conta de uma ordem da Polícia Militar. A informação parte do ‘Globo Esporte’.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Casa do Vasco da Gama, o estádio de São Januário fica situado no bairro de São Cristóvão, região classe média baixa do Rio de Janeiro, localizado na zona norte do município. Não bastasse o difícil acesso ao estádio por conta da proximidade com comunidades, o torcedor ainda precisa lidar com limitação na quantidade de ingressos distribuídos à venda.
Um problema sério tem sido o de disponibilidade de ingressos para jogos do Vasco da Gama em São Januário. Com capacidade máxima de aproximadamente 22 mil lugares, o local é considerado modesto em tamanho para a torcida do clube carioca, que é uma das mais engajadas não só da sua cidade, mas do país.
Apesar de todos os jogos estarem contando com ingressos esgotados, estava tornando-se notável uma redução na quantidade de torcedores presentes nos jogos do Vasco. Conforme confirmado pela reportagem do ‘Globo Esporte’, não tratava-se somente de algo aparente.
Em 2023, na última temporada, a capacidade de São Januário era de aproximadamente 22 mil, aproximando-se da capacidade total do estádio. No entanto, neste ano, a capacidade máxima tem sido de 20.419 pessoas.
Por meio de nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro explicou o porquê da decisão pela redução da capacidade no estádio:
“De acordo com as análises de segurança realizadas pela corporação, através do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), houve a necessidade de reduzir a capacidade máxima de torcedores no Estádio São Januário”.
A redução ocorreu por conta da necessidade de gerar um afastamento maior entre a torcida do Vasco e a torcida visitante, que fica situada ao lado extremo direito da arquibancada do estádio. De fato, é notória a maior distância entre as torcidas caseira e visitante na arquibancada, localizada no setor contrário à social de São Januário.
A redução parece mostrar a necessidade de modernização do estádio, que tem dificuldades em atender com conforto ao torcedor vascaíno, apaixonado pelo seu clube. A reforma para o local está prevista para ter seu início em janeiro de 2025 e a cada novo episódio desse tipo se evidencia a necessidade dela.