A ALERJ deve votar em breve o projeto que visa transformar o Candinho, local onde nasceu o Vasco, em patrimônio histórico do Rio. Atualmente, torcedores vascaínos se reúnem no local para acompanhar os jogos fora de casa.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
Apesar da proposta, a ideia não impede que as características do local passem por modificações, uma vez que não é de tombamento. O imóvel se localiza na Gamboa, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
O nome oficial do espaço é Centro Cultural Cândido José de Araújo, mas a torcida apelidou carinhosamente de Candinho. Seu nome e sua identidade homenageiam o primeiro presidente negro da história do Vasco. Ele estava fechado desde 2021 e reabriu em abril deste ano, ganhando apoio da massa vascaína para se manter.
Cândido, que nomeia o local, presidiu o Vasco de agosto de 1904 a agosto de 1906. Foi sob sua gestão que o clube conquistou o primeiro título de sua história, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 1905. Além disso, seu mandato é muito simbólico por conta do momento em que o Brasil vivia. Poucos anos antes, a escravidão era abolida no país, que ainda carregava ideais racistas, os quais o Gigante da Colina sempre enfrentou, na sociedade.
Leia mais: Casas de Apostas no Brasileirão: veja quais as patrocinadoras regularizadas