É hoje! O Brasil decide neste sábado (10), a medalha de ouro da final do futebol feminino na Olimpíada. No Parc des Princes, em Paris, às 12h (de Brasília), a Canarinho encara os Estados Unidos.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O Brasil vai disputar esta final pela terceira vez na sua história. Nas últimas duas oportunidades, as brasileiras saíram de campo com uma valiosa medalha de prata. Destas três finais, todas elas foram dueladas contra os Estados Unidos.
Em 2004 e 2008, o roteiro da decisão teve roteiros parecidos. Em ambas a poderosa seleção dos Estados Unidos foi campeã na prorrogação e Marta é a única atleta do atual elenco das duas equipes que esteve em campo nas duas finais anteriores. Independente do resultado, ela será a primeira atleta brasileira a ganhar três medalhas olímpicas no futebol.
Além da conquista do torneio, sete recordes, que podem ser igualados ou quebrados, estão em jogo.
O Brasil terminou a fase de grupos na terceira posição, após três atuações ruins no início dos jogos, tendo que depender de outras seleções para conseguirem a classificação. Dessa forma, se bater os Estados Unidos, será a primeira vez que uma equipe nessa condição, de terceiro lugar, conquista o ouro. Esse é um dos recordes que estará em disputa.
Inclusive, três recordes envolvem Marta. São eles:
- Se o Brasil for campeão, Marta irá superar Fofão, ex-jogadora de vôlei, e se tornar a brasileira mais velha a ganhar o ouro olímpico, com 38 anos, cinco meses e 22 dias. Quando Fofão conquistou, nos Jogos de Pequim, em 2008, ela tinha 38 anos, cinco meses e 13 dias.
- Se fizer dois gols na decisão contra os Estados Unidos, Marta vai ultrapassar Cristiane e se tornar a jogadora com mais gols em Olimpíadas na história. Atualmente, a Rainha tem 13 (Cris tem 14). Caso marque apenas um, igualará a marca.
- Se marcar ao menos uma vez, Marta vai ampliar o recorde que já é seu, de única jogadora a fazer gols em cinco edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Marta balançou as redes em 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020.
Ao chegar à final, a Seleção Brasileira já atingiu os feitos: o único país a ganhar ao menos uma medalha no futebol em todas as edições dos Jogos desde 1996, quando o torneio passou a ser disputado por homens e mulheres, e o país com mais medalhas no ranking geral do futebol olímpico (dez, contra nove das americanas).
Retrospecto
O retrospecto não é favorável para a nossa seleção. São 42 jogos, onde as americanas venceram 33 vezes e o Brasil apenas 4 vezes, além de 5 empates. As equipes se enfrentarão novamente neste sábado em uma final olímpica, algo que não acontece desde 2008.
Ficha técnica
Brasil X Estados Unidos
Final do futebol feminino das Olimpíadas 2024
Data e horário: 10 de agosto de 2024, 12:00h (horário de Brasília)
Local: Parque dos Príncipes, na França
ONDE ASSISTIR: Globo e Sportv
Prováveis escalações
Brasil: Lorena, Thaís, Lauren e Tarciane; Ludmila, Duda Sampaio, Vitória Yaya e Yasmim; Gabi Portilho, Priscila e Jhennifer. Técnico: Arthur Elias
EUA: Naeher, Fox, Girma, Davidson e Dunn ; Coffey, Lavelle e Horan; Rodman, Smith e Swanson. Técnica: Emma Hayes
Leia mais: Fluminense anuncia que Fred não é mais diretor do clube