Botafogo e Palmeiras fazem jogaço nesta quarta, o jogo mais esperado das oitavas de final da competição quando foi sorteado pela Conmebol. Os clubes de John Textor e Leila Pereira, ambos acionistas majoritários e com discussões recentes, entrarão em duelo às 21:30.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
De olho na Libertadores, o Botafogo vem de derrota por 3 a 2 para o Juventude fora de casa pelo Brasileirão. No confronto, o técnico Artur Jorge decidiu poupar alguns jogadores para o duelo diante do Palmeiras e mesmo saindo com a derrota, o Alvinegro se manteve na liderança com 43 pontos.
Já o Palmeiras vem de um empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã. O resultado manteve o Verdão na 4º colocação com 38 pontos. Assim como o Boafogo, o Alviverde mandou a campo um time misto, visando a partida de hoje.
Curiosidades
Os dois times, que protagonizaram a briga pelo título brasileiro do ano passado, se reencontram pela Libertadores após mais de 50 anos. O último confronto foi em 1973 e o Botafogo levou a melhor. Além disso, é a primeira vez que o Palmeiras encara o Glorioso no Estádio Nilton Santos, pela Libertadores.
Agora, as duas equipes se reencontram na Libertadores com histórias distintas na competição. Enquanto o Botafogo ainda busca o primeiro título do torneio, o Palmeiras já ostenta três taças, sendo duas delas conquistadas nos últimos quatro anos.
Os clubes já se enfrentaram 126 vezes na história, e os paulistas levam vantagem com 51 vitórias contra 37 dos cariocas, além de 38 empates.
Nos últimos cinco jogos do Botafogo, venceu apenas uma vez, foi derrotado três vezes e teve um empate.
Nas últimas cinco partidas do Palmeiras, os paulistas venceram um jogo, empataram duas vezes e perderam duas.
Botafogo
O clube carioca inscreveu os reforços desta janela de transferências na competição e já pode contar com Thiago Almada, Allan, Cuiabano, Igor Jesus e Matheus Martins. Além de Tchê Tchê e Luiz Henrique, que cumpriram suspensão no último jogo.
Para o confronto, Artur Jorge vai ter retornos importantes, como o zagueiro Bastos, preservado na derrota para o Juventude. Além disso, o atacante Tiquinho e o zagueiro Pablo treinaram com o grupo e estão à disposição do treinador. O Problema é a lateral direita, já que o experiente Damián Suárez tentou forçar a saída do clube, mas o técnico optou por afastá-lo e irá com o jovem Mateo Ponte na posição.
Provável escalação
John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Thiago Almada; Savarino e Igor Jesus (Tiquinho Soares) Técnico: Artur Jorge
Desfalques: Damián Suárez (afastado), Rafael (lesionado), Eduardo (cirurgia no reto femoral direito), Matheus Nascimento, Jeffinho (internado para tratar infecção) e Júnior Santos (fratura na tíbia)
Pendurados: Ninguém
Palmeiras
O time de Abel vive talvez o pior momento nesta temporada. O Palmeiras vem de uma eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo e de um empate pelo Brasileirão com o rubro-negro.
Para a decisão desta quarta, Abel terá à disposição o atacante Estêvão, que sofreu uma lesão justamente no último encontro com o Botafogo. Além disso, pode ter o lateral-direito Mayke, o meia-central Zé Rafael e o meia-atacante Felipe Anderson no time titular.
Dudu fica de fora por questões físicas e Richard Ríos por suspensão.
Provável escalação
Weverton; Gómez, Murilo e Vitor Reis; Rocha, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Caio Paulista; Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Desfalques: Piquerez (lateral-esquerdo), Bruno Rodrigues (atacante) e Dudu (atacante)
Pendurados: Richard Ríos (suspenso na fase anterior e cumpre)
Ficha técnica
Botafogo X Palmeiras
Conmebol Libertadores – Oitavas de final – Jogo de ida
Data e horário: 14 de agosto de 2024, às 21:30h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
VAR: Cristhian Ferreyra (URU)
ONDE ASSISTIR: Globo, ESPN e Disney +.
Leia mais: Leila Pereira não assistirá Botafogo x Palmeiras do estádio