O Botafogo voltou a sondar a contratação do meio-campista Thiago Almada, do Atlanta United, que foi alvo do clube na primeira janela da temporada. O argentino está novamente no radar para uma possível transferência ao Alvinegro, desta vez para julho.
Em março, antes de oficializar a contratação de Luiz Henrique, o Alvinegro ofereceu 20 milhões de euros (R$ 106 milhões, na cotação da época) por Almada, mas o Atlanta United, da MLS, recusou a proposta.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
O argentino é um dos vários nomes monitorados pela equipe de scout do clube carioca. John Textor, dono da SAF Alvinegra, aprecia pessoalmente Almada e continua acompanhando suas atuações no futebol dos Estados Unidos sempre que possível. No entanto, o Botafogo ainda não fez uma nova proposta.
“Eu respeito o clube onde ele joga. Você não vai em um clube e tira um jogador na primeira semana da temporada. Ele foi eleito o melhor jogador do ano na MLS. Então quando você fala de jogador desse nível, você fala com o clube. Felizmente nós não temos que ir a empresários. Essa é a relação que temos nos Estados Unidos. Eles sabem que a gente gosta dele. Quando eles estiverem prontos para vendê-lo, estaremos prontos para conversar. É como o Luiz Henrique. Em dois anos esses caras estarão na Europa valendo de 40 a 60 milhões de dólares. Nós gostamos do Almada, temos interesse, não apresentamos proposta escrita, mas deixamos claro nosso interesse”, disse Textor em entrevista em março.
Além da grande quantia de dinheiro que uma operação dessa magnitude envolveria, Thiago Almada ainda não deu sinal de querer voltar para a América do Sul. Revelado pelo Vélez Sarsfield e na MLS desde 2022, o argentino já afirmou que seu desejo é se transferir para o futebol europeu. O Boca Juniors é outra equipe que segue de perto a situação do jogador.
Um fator que pode ajudar o Botafogo é o projeto de multi-clubes de John Textor, que também é dono do Crystal Palace e do Lyon. Essa foi a estratégia utilizada para convencer o atacante Luiz Henrique a voltar ao Brasil. O brasileiro deve ir jogar no clube francês ao final da temporada.
O Atlanta United esperava receber cerca de 30 milhões de euros (R$ 174 milhões) pelo jogador. Uma das propostas mais altas sinalizadas nos últimos meses foi justamente a do Botafogo. Nenhum clube se aproximou das cifras que os norte-americanos estabeleceram como valor desejado.