Durante a noite desta quarta-feira (23), o Botafogo receberá o Peñarol no estádio Nilton Santos pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores. O confronto, que será o primeiro de duas partidas que valem a ida inédita à final da competição, representa a quebra de um hiato cinquentenário.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
A última vez em que o Botafogo havia atingido a semifinal da Copa Libertadores foi em 1973, quando o Alvinegro fazia somente sua segunda participação na competição em sua história.
Á época, a disputa das semifinais era por meio de um grupo. Neste, o Botafogo contracenou ao lado de outros três times, Cerro Porteño e Colo Colo. Pelo regulamento da época, somente o melhor colocado de cada grupo avançava à final.
O melhor colocado, na ocasião, foi o Colo Colo, que venceu uma e empatou outra contra o Botafogo. O Alvinegro, apesar de tirar pontos das duas equipes adversárias, não fez suficiente e ficou em último no grupo.
De lá para cá, o clube participou outras três vezes e participa por uma quarta, tendo atingido pela terceira vez na sua história a marca das semifinais da Libertadores. Nessas três que separam 1973 de 2024, a melhor campanha foi em 2017, quando o Glorioso foi às quartas de final, sendo eliminado pelo posteriormente campeão Grêmio.
Trata-se da sexta participação do Botafogo na Libertadores em sua história. A campanha vai sendo histórica e criando novos nomes na galeria de jogadores marcantes na história do clube, como Igor Jesus, Luiz Henrique, Junior Santos e Thiago Almada, autores de gols decisivos até aqui.
Contra o Peñarol será mais uma oportunidade dessa história ser escrita. A ver como se sai o Glorioso.
Leia mais: Germán Cano supera seca e atinge 300 gols na carreira