O Botafogo, com 68 pontos e na liderança do Campeonato Brasileiro, vive grande fase e quer manter o ritmo para conquistar o título.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram, Youtube e Threads.
No entanto, o clube terá seis jogadores ausentes nesta Data FIFA de novembro, o que poderá comprometer sua força para a próxima partida no torneio nacional.
Entre os convocados estão Luiz Henrique e Igor Jesus (Brasil), Thiago Almada (Argentina), Bastos (Angola), Gatito Fernández (Paraguai) e Savarino (Venezuela). Dos seis, cinco são titulares absolutos. A Data FIFA teve início nesta segunda (11) com a apresentação dos atletas às suas seleções, e as competições se estendem até o dia 19 para os jogadores sul-americanos.
O desafio para o Botafogo é que o próximo jogo no Brasileirão já ocorre no dia 20, contra o Atlético-MG, na Arena MRV. Com o curto prazo entre o fim da Data FIFA e o jogo, os jogadores retornarão com o desgaste das viagens e da sequência de jogos. Bastos, por exemplo, joga no dia 18 pela seleção angolana, mas ainda enfrentará uma longa viagem de retorno ao Brasil.
Diante deste cenário, o técnico Artur Jorge pode ser obrigado a escalar um time misto ou com alguns reservas para o confronto pela 34º rodada do Brasileirão, marcado para às 21h30 (de Brasília).
Além disso, a equipe tem compromissos decisivos no fim da temporada: um confronto direto contra o vice-líder Palmeiras, no dia 26, e a final da Copa Libertadores contra o Atlético-MG, no dia 30.
Com o calendário apertado, o Botafogo deverá administrar o desgaste físico dos jogadores para manter o bom desempenho até o final da temporada.
Leia mais: Gabigol se posiciona sobre nota do Flamengo