A Procuradoria da Justiça desportiva denunciou o Botafogo por conta dos bonecos enforcados que a torcida pendurou com os rostos de Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues, antes da partida da décima sétima rodada do Brasileirão. O clube responderá por não prevenir e reprimir a conduta e, portanto, pode receber multa ou perder mandos de campo.
Acompanhe o BTB Sports no Twitter, Instagram e Youtube.
Os torcedores penduraram os bonecos em frente ao setor dedicado à torcida visitante, mas, segundo a PM, eles os retiraram três horas antes do jogo.
A procuradoria entende que a ação visou estimular a violência, fato confirmado por mensagens nas redes, que deixavam claro que os paulistas não eram bem-vindos.
Ainda de acordo com a Procuradoria, o Botafogo “não comprovou ter tomado qualquer medida de identificação e punição dos infratores”. A infração está prevista no artigo 213, Inciso I, parágrafo primeiro do CBJD.
Em caso de condenação, o valor da multa varia entre R$100,00 e R$100 mil e a perda de mando de um a 10 jogos. Agora, a denúncia aguarda inclusão em pauta de julgamento.
O Botafogo também será julgado pela ação do gandula Vinícius Neves Espínola, que foi expulso ao retardar o reinício do jogo para favorecer a equipe mandante. O funcionário infringiu o artigo 258 do CBJD, que tem pena prevista de suspensão que pode variar de 15 a 180 dias.
Leia mais: CEO do Botafogo dispara contra CBF e promete revolução